20.2 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, julho 19, 2024
CasaNotíciasObservatório de Favelas abre inscrições para Oficina sobre Pesquisa, Incidência e Comunicação...

Observatório de Favelas abre inscrições para Oficina sobre Pesquisa, Incidência e Comunicação para lideranças comunitárias

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Formação é gratuita e pretende abordar experiências e métodos de enfrentamento a crises sanitárias, como a pandemia de Covid-19, em áreas periféricas. A iniciativa conta com apoio da Fundação Oswaldo Cruz

Com o objetivo de contribuir com a formação  de lideranças comunitárias que estão à frente de ações de enfrentamento à pandemia, o Observatório de Favelas está com inscrições abertas para a Oficina PIC nas Favelas – Pesquisa, Incidência e Comunicação. Os interessados têm até o dia 23 de janeiro (segunda-feira) para se inscrever por meio do seguinte link: https://bityli.com/oficina-picnasfavelas.

A oficina terá 12 horas de duração (dois encontros presenciais e três virtuais), para até 20 participantes moradoras/es do Estado do Rio de Janeiro. Para participar, é necessário que a pessoa tenha mais de 18 anos, seja de origem ou tenha atuação periférica e tenha atuado em ações comunitárias de mobilização e informação para o enfrentamento a pandemia.

De acordo com a diretora do Observatório de Favelas, Priscila Rodrigues, o objetivo da oficina é fortalecer as lideranças que atuaram na fase mais crítica da pandemia.

“As áreas periféricas foram referência no que diz respeito à organização entre os moradores e em outras situações, como solidariedade. Além disso, essas lideranças comunitárias produziram experiências reais que serviram para intervir e até mitigar os impactos causados pela covid-19 em seus territórios”, explica Priscila.

Ela acrescenta que a oficina também tem o intuito de compartilhar como as lideranças atuam, construindo um espaço de rede.

“A gente não vai ensinar ninguém a fazer nada, mas vamos compartilhar como nós trabalhamos. Até porque o tripé pesquisa, incidência e comunicação é algo feito por nós aqui no Observatório. Produzimos dados a partir da vivência em favelas e difundimos isso através de uma estratégia de comunicação que nos permite construir uma narrativa a partir da periferia”, comentou.

O resultado da seleção será divulgado no dia 25 de janeiro. O início da oficina será no dia 1º de fevereiro (quarta-feira) de forma presencial na sede do Observatório de Favelas, localizado na na Rua Teixeira Ribeiro, 535, na Maré, próximo da passarela 9 da Avenida Brasil.

A iniciativa tem apoio da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz por meio do projeto Estratégias de pesquisa, comunicação e incidência: Campanha “Como se proteger do coronavírus” e Mapa Social do Corona, contemplado na Chamada Pública para Apoio a Ações Emergenciais de Enfrentamento à COVID19 nas Favelas do Rio de Janeiro.

Sobre o Observatório de Favelas

 

O Observatório de Favelas, criado em 2001, é uma organização da sociedade civil sediada no Conjunto de Favelas da Maré, com atuação nacional. Dedica-se à produção de conhecimento e metodologias visando incidir em políticas públicas sobre as favelas e promover o direito à cidade. Fundado por pesquisadores e profissionais oriundos de espaços populares, tem como missão construir experiências que contribuam para a superação das desigualdades e o fortalecimento da democracia a partir da afirmação das favelas e periferias como territórios de potências e direitos. Atualmente,  desenvolve programas e projetos em cinco áreas: Arte e Território, Comunicação, Direito à Vida e Segurança Pública, Educação e Políticas Urbanas.

 

Cronograma:

Período de Inscrições: 16/01/23 a 23/01/23

Resultado da Seleção – 25/01/23

Início e término das atividades: 01/02/23 a 09/02/23

Inscrições: https://bityli.com/oficina-picnasfavelas.

 

Oficina:

  • 01/fev: PRESENCIAL : 18h às 21h – Aula Inaugural

  • 02/fev : ONLINE : 18h30 às 21h30 – Importância e caminhos das pesquisas em favelas e periferias

  • 07/fev : ONLINE : 18h30 às 21h30 – Mapa Social do Corona: pesquisa e difusão

  • 08/fev : ONLINE : 18h30 às 21h30 – Espalha pra geral – Estratégias de Difusão

  • 09/fev : PRESENCIAL : 18h às 21h – Aula Final: apresentação produto final, avaliação e encerramento

 

Contato:

Assessoria de Imprensa

Renata Oliveira -Tel: (21) 99889-8184

Gabriel Gontijo – Tel (21) 98328-9682

Email: imprensa@observatoriodefavelas.org.br

Comentários

Renan Xavier
Renan Xavier
Jornalista, Colunista deste portal, produtor de Rádio e TV e produtor e coordenador de produções na Real Mídia Produtora. Apresentador no Sistema Real de Rádios: Rádio Play, Rádio Mirandela Fm, Rádio Preferida FM, e outras rádio filiais, afiliadas e parceiras na rede. Técnico em TI, audio/ som e sites.

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img