25.8 C
Rio de Janeiro
terça-feira, fevereiro 20, 2024
CasaColunas:Bastidores Online / Renan Xavier -Domingo Legal celebra 30 anos repleto de atrações em edição histórica

Domingo Legal celebra 30 anos repleto de atrações em edição histórica

Publicado em:

spot_imgspot_img

Domingo Legal completa 30 anos de sucesso nesta semana. No ar desde 17 de janeiro de 1993, a atração se tornou uma referência entre os programas de auditório e está na memória e nos lares de milhares de brasileiros desde então. Para celebrar a data, Celso Portiolli apresenta uma edição comemorativa recheada de atrações no dia 22 de janeiro.

Entre elas, recebe uma dupla que marcou a trajetória do dominical e teve sua história marcada pelo programa também. Bruno e Marrone estarão no palco do próximo domingo e, além de cantarem seus sucessos, recordarão momentos ali vividos. Dentre eles, um icônico ‘Telegrama Legal’, em que Marrone é alvo de uma pegadinha durante o quadro e aparece usando apenas uma sunga de oncinha, botas e chapéu de cowboy. Celso sugere, então, que as imagens sejam apagadas do arquivo, em uma brincadeira que promete mexer com a dupla. “Minha ideia é destruir a fita original e ela nunca mais será exibida na televisão brasileira. Vamos acabar com essa polêmica”, diz o apresentador em tom bem-humorado.

Portiolli também traz uma edição especial do ‘Passa ou Repassa’ com nomes que marcaram a história da atração. Alessandra Scatena, figura marcante, entre outras atuações, por ter sido a primeira assistente de palco do programa, a eterna musa da ‘banheira’ Luiza Ambiel e a apresentadora Helen Ganzarolli, que também fez parte do dominical em diversos momentos, formam o time amarelo.

No time azul, estará Liminha, prata da casa que esteve no Domingo Legal desde o início; o humorista Pedro Manso, que já fez diversas participações no palco e em quadros como o “De Quem é Essa Mansão”; além de Gavião (Lucas Mesquita), que se destacou por estar em quadros como “Xaveco” e “Jogo do Amor”, permanecendo até hoje na atração. Especialmente neste dia, provas clássicas que há muitos anos não eram realizadas, voltarão à tela. Dentre elas, “Prova da Bomba”, “Prova da Bexiga” e “Prova da Transformação”.

O público também vai recordar momentos marcantes do Domingo Legal em um VT com atrações, musicais e quadros que permeiam a história da TV Brasileira. A atração apresenta ainda uma música composta especialmente para comemorar os 30 anos, que será o tema do programa ao longo de todo o ano.

Além de tudo isso, a partir do dia 29 de janeiro, semanalmente, o dominical trará 30 histórias – sendo uma a cada domingo – que foram significativas na atração. Além de recordações famosas como a estreia do KLB no programa e a ida de Padre Marcelo com Gugu a Israel, o Domingo Legal promete trazer histórias de famosos e anônimos que estiveram em seu palco, como Silvana Kieling, Comandante Hamilton e muitos outros.

 

Imagem: Divulgação

17/01/1993. Estreia o Domingo Legal, com 1h30 de duração, gravado, trazendo musicais, concursos (de dança, fantasias, passistas), apresentações circenses e brincadeiras com o auditório.

• Em 1994 passa a ser ao vivo, trazendo muita interatividade com o telespectador e o início de quadros de sucesso como Helicóptero do Gugu, Banheira do Gugu, Corpos na Lama, Troca de Roupa na Piscina, Labirinto de Cachorros. Família Pimenta e Que Profissão é Essa, onde o telespectador deveria adivinhar detalhes dos episódios. Estreia Táxi do Gugu, com Gugu se caracterizando de motorista de táxi e levando pessoas com momentos muito divertidos.

• 1995: Pela primeira vez o programa lidera a audiência em outubro com a presença de Mamonas Assassinas num grande especial da banda, que participou das brincadeiras e interagiu com o público.

• O jornalismo passa a integrar o programa em 1996 com a cobertura da morte dos Mamonas Assassinas na Serra da Cantareira em São Paulo. As repórteres Sonia Abrão e Silvana Kieling conduzem reportagens, e mostram a cidade de São Paulo pelo helicóptero do Comandante Hamilton.

• 1997: Passa a ser exibido as horas e inicia uma histórica disputa de audiência mantendo-se por diversos momentos na liderança em vários domingos consecutivos. O quadro Bom Dia Legal, com Otavio Mesquita, faz grande sucesso. A estrela mexicana Thalia visita o Brasil e pela primeira vez se apresenta em um programa de TV daqui. Outros astros como Shakira também participam.

• Em 1998 deixa o Teatro Silvio Santos e, a partir de fevereiro, passa a ser produzido do Complexo Anhanguera. A dupla Rodolfo e ET interagem com Gugu no palco e conduzem reportagens visitando artistas e acordando personalidades no novo Bom Dia Legal. Chegam novos quadros como A Primeira Vez, onde um artista tinha sua história contada no palco. Nessa época surge também o quadro A Princesa e o Plebeu, onde uma jovem garota ganhava presentes e passava por uma transformação.

• Na virada da década de 2000, Gugu investe em viagens mostrando países do mundo ao lado da repórter Maria Cândida, e um dos maiores sucessos do programa vai ao ar: Sentindo na Pele, conquistando o maior recorde de audiência do programa, com pico de 42 pontos na Grande São Paulo.

• No novo milênio, novos quadros surgem como Bate Coração, com Monique Evans, Vigilância Total, Essa Nota Vale uma Nota, Construindo um Sonho, grande sucesso que reformava e reconstruía casas realizando sonhos de telespectadores. Novas estrelas são lançadas no palco como KLB, Wanessa Camargo, além dos conjuntos Rouge e Br’oz em sua primeira apresentação.

• Em 2006 o conjunto RBD, formado na novela Rebelde, vem ao Brasil arrastando uma multidão de fãs no programa.

• Em 2009 Celso Portiolli assume o comando do dominical e dá novo fôlego à atração, que volta a ser apresentada no início da tarde. O game Meu Pai é Melhor do que Seu Pai cativou o público com pais e filhos. Celso trazia ao palco artistas populares e muitas atrações musicais. A Piscina de Amido leva o público a momentos divertidíssimos, com Celso e o elenco de humoristas e convidados.

• Muitos artistas internacionais e estrelas mexicanas marcam a nova fase com a presença de Gaby Spanic, Lucero, Maitê Perroni, Anahí, e os atros do seriado Chaves: Maria Antonieta de Las Nieves e Edgar Vivar. Ao lado de Marlei Cevada e Pedro Manso, o quadro De Quem é Essa Mansão é sucesso absoluto.

• Malucos Molhados mostra que os novos formatos conquistam a audiência com participantes tentando atravessar uma ponte sobre uma piscina, cantando e divertindo.

• O Passa ou Repassa volta ao ar num formato dinâmico e moderno, com a participação de artistas convidados. Estreia também Xaveco, Os Paranormais, Bóia ou Afunda, Arquibancada do Riso, O Preço da Verdade, Esta é Sua Vida, entre outros.

• A audiência cresce e o programa atinge a liderança em diversos momentos durante sua trajetória com Celso à frente, consolidando-se como o preferido do público aos domingos.

• Em 2017 estreia Comprar é Bom, Levar é Melhor, uma gincana ágil e repleta de prêmios para uma família participante, que também traz a emoção de um game com perguntas e respostas. Em 2021 vai ao ar Quem Arrisca, Ganha Mais, um game que exije concentração e habilidade para levar um bom prêmio em dinheiro.

• Mantendo a tradição em coberturas jornalísticas, mostrando a versatilidade e a competência de Celso Portiolli, o programa cobriu o falecimento de Hebe Camargo e Gugu Liberato, além de outras personalidades. Uma homenagem fora feita no palco, e o público se emocionou em casa.

• Em 2021 a reunião com As Patroas, no palco do Domingo Legal, participando do Passa ou Repassa e cantando seus hits faz enorme sucesso, e em 2022, Simone e Simaria balançam as estruturas do game em momentos inusitados com Celso. Destaque também para o especial musical com Luan Santana, e as participações do elenco das novelas do SBT.

• 2023: O Domingo Legal comemora 30 anos com a intenção de estar por muitos anos mais ao lado do público nos domingos da TV.

Comentários

Renan Xavier
Renan Xavier
Jornalista, Colunista deste portal, produtor de Rádio e TV e produtor e coordenador de produções na Real Mídia Produtora. Apresentador no Sistema Real de Rádios: Rádio Play, Rádio Mirandela Fm, Rádio Preferida FM, e outras rádio filiais, afiliadas e parceiras na rede. Técnico em TI, audio/ som e sites.

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Veja mais nas colunas

spot_img