22 C
Rio de Janeiro
sábado, junho 15, 2024
CasaEditoriasCultura / ArtesA dica Cultural de hoje é: Pluft o Fantasminha

A dica Cultural de hoje é: Pluft o Fantasminha

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Agora em versão bonecos, o clássico de Maria Clara Machado se reinventa nesta montagem teatral

Sustos, Arrepios e muita imaginação já estão garantidos na temporada de férias no Rio. Estreia hoje (14), às 16h, no Teatro I do Sesc Tijuca, o espetáculo Pluft, o fantasminha, clássico de Maria Clara Machado adaptado pelo diretor Miguel Vellinho para encenação da premiada Cia PeQuod – Teatro de Animação.

Esta é a primeira vez que a história ganha versão para a linguagem de teatro de bonecos. Pluft, o fantasminha usa bonecos e variados recursos especiais de iluminação para uma encenação repleta de aventuras para a plateia.

A montagem tem como referências ícones da cultura japonesa, como os mangás e animes infantis, tais como A princesa Mononoke, Ponyo e Meu amigo Tororo. Além disso, tanto os atores-manipuladores como os bonecos usam trajes de inspiração oriental e dialogam também com elementos trazidos pela designer de moda Eiko Ishioka. “Sempre trabalhamos com a técnica da manipulação direta, oriunda do Bunraku japonês. Essa montagem reverencia os tantos pontos que aproximaram e aproximam Brasil e Japão há tanto tempo”, pontua Miguel Vellinho, diretor da peça.

 

A peça usa recursos especiais de iluminação via Wi-Fi, unindo tecnologia à delicada produção artesanal dos bonecos, confeccionados por duas artistas da França que vieram ao Brasil para o trabalho.

A atriz Liliane Xavier nos conta que há umas modificações da versão original:

“A mãe de Pluft trazia elementos próximos de uma matriarca do século passado, com ênfase aos trabalhos domésticos. Ela reaparece de forma renovada e atualizada aos tempos de agora. O Pirata Perna de pau surge como Cara de Mau, atenuando uma visão capacitista que existia quando o texto foi escrito”

 

Você se lembra como é a história de Pluft?

 

O célebre personagem, que morre de medo de gente, viverá uma grande aventura ao encontrar a menina Maribel, sequestrada pelo temido pirata Cara de Mau. Esse encontro inusitado dá ao protagonista o impulso e a coragem para crescer e enfrentar o mundo.

Análise da Peça

A ideia de recriar em bonecos a história deu uma nova vida e com certeza atrairá bastante os pequeninos que não tem costume de frequentar teatro. São 45 minutos de puro encantamento.

Papais e mamães levem sem medo do Boooo em seus filhotes. Pluft vai ensinar de modo lúdico como entender o mundo de forma simples e mente aberta.

O RJ4 News recomenda esta peça.

Temporada: de 14 de janeiro a 12 de fevereiro de 2023.                    Horários: sábados e domingos, às 16h

Classificação: livre

SESC Tijuca – Teatro I – Capacidade: 222 lugares

Endereço: Rua Barão de Mesquita, 539, Tijuca.

Ingressos: R$ 10 (inteira); R$ 5 (meia-entrada)

 

 

Comentários

Cristiane Braga
Cristiane Braga
Coordenadora da Redação do Portal RJ4,Jornalista ,Produtora de Eventos,Tv e Rádio, Cris é uma carioca apaixonada pela profissão e pelo Carnaval. Atua no setor desde 1994, quando tinha apenas 15 anos e descobriu sua vocação. Formada desde 2001 pela UGF como Bacharel em Comunicação Social. Além dos afazeres jornalísticos, ela é Manager da Cris Mattos Assessoria de Comunicação

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img