25 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, maio 20, 2024
CasaBaixadaBelford RoxoEstudantes de Belford Roxo e Queimados ganham duas novas E-Tecs

Estudantes de Belford Roxo e Queimados ganham duas novas E-Tecs

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Em seis meses, foram entregues 22 E-Tecs no estado, sendo 12 na Baixada Fluminense

A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) entregou, neste sábado (10/12), mais duas Escolas de Novas Tecnologias e Oportunidades (E-Tecs) para estudantes de Belford Roxo e Queimados.  Desde julho, já foram reinauguradas 22 E-Tecs na capital e no interior, sendo 12 unidades somente na Baixada Fluminense. A região ainda vai receber mais seis E-Tecs nos próximos meses, beneficiando mais de 10 mil alunos. As mudanças na estrutura física e pedagógica das escolas fazem parte do maior pacote de investimentos realizados pelo governo do estado, na última década, para melhorar a qualidade do ensino público fluminense.

As inovações tecnológicas foram implantadas para alunos do Ciep E-Tec 116 Vila Maia, no bairro Nova Aurora, em Belford Roxo, e do Ciep E-Tec 335 Professor Joaquim de Freitas, em Jardim São Miguel, Queimados. Nesta primeira fase, o ensino será em tempo integral para as turmas da 1º série do Ensino Médio, que terão aulas de artes, robótica, games, educação ambiental, empreendedorismo, entre outras. A ampliação da carga horária será estendida às demais séries a partir de 2023. A meta é modernizar 50 Cieps e, gradativamente, estender o projeto para toda a rede estadual.

– Nosso desafio é transformar a escola do século 19 de forma a garantir que jovens do século 21 entrem, de fato, em uma nova era da educação mais tecnológica, inclusiva e sustentável – declarou o governador Cláudio Castro.

As novas unidades contarão com espaços tecnológicos para que os alunos tenham acesso ao que há de mais inovador em educação, em um ambiente de aprendizagem moderno e inclusivo.   Todas as unidades são sustentáveis, receberam painéis solares, e foram equipadas com sistema de reuso de água, coleta seletiva de lixo, horta comunitária e composteira, que irão reforçar a alimentação dos estudantes. Além disso, as escolas terão internet de alta qualidade, lousas digitais e áreas destinadas às atividades de produção audiovisual – as chamadas salas makers, ambientes que incentivam a criatividade, o estudo por projetos e aproximam os alunos do mundo do trabalho.

– Estamos transformando a realidade de nossas escolas e trabalhando para melhorar cada vez mais a qualidade da educação pública, oferecendo aos nossos jovens uma aprendizagem mais atrativa, unindo inovação, tecnologia e sustentabilidade – disse o secretário de estado de Educação, Alexandre Valle, que esteve acompanhado na inauguração pelo prefeito de Queimados, Glauco Kaizer, e pelo ex-secretário de Infraestrutura e Obras do Estado do Rio de Janeiro e deputado federal Max Lemos.

Comentários

Renan Xavier
Renan Xavier
Jornalista, Colunista deste portal, produtor de Rádio e TV e produtor e coordenador de produções na Real Mídia Produtora. Apresentador no Sistema Real de Rádios: Rádio Play, Rádio Mirandela Fm, Rádio Preferida FM, e outras rádio filiais, afiliadas e parceiras na rede. Técnico em TI, audio/ som e sites.

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img