25 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, maio 20, 2024
CasaEditoriasEconomiaENEL distribuição rio alerta para golpe do falso pix e reforça medidas...

ENEL distribuição rio alerta para golpe do falso pix e reforça medidas de segurança para proteger clientes contra fraudes virtuais

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

A Enel Distribuição Rio tomou conhecimento de um golpe envolvendo fraude para pagamento das faturas de energia. O golpe envolve a criação de sites e perfis falsos que se passam pela Enel com o objetivo de enganar os clientes, coletar dados pessoais e emitir documentos de pagamento falsos, inclusive via PIX. A fraude pode aparecer ainda no topo do ranking dos buscadores (Google, Bing, Yahoo e outros) quando o consumidor pesquisa algum serviço, como por exemplo, a emissão de segunda via de faturas, induzindo maliciosamente o consumidor a entrar em um ambiente falso, onde há a opção de pagamento da conta de energia por meio de PIX, modalidade que não é aceita pela Enel Rio.

 

A seguir, a distribuidora reforça as principais recomendações de segurança aos seus clientes:  

 

1.     O site oficial da Enel é o https://www.enel.com.br. Note que, no endereço seguro e verificado da Agência Virtual é possível, dentro da área restrita após o login e senha, emitir a segunda via de conta e solicitar outros serviços. Nele, há indicação de site seguro em que aparece o protocolo HTTPS no início da URL, com um cadeado de proteção. Sites falsos não trazem este cadeado e geralmente apresentam caracteres suspeitos como o “@” (arroba) e isto deve ser observado pelos clientes.

 

2.     Além do site www.enel.com.br, a companhia também disponibiliza a seus clientes seu aplicativo oficial Enel, que pode ser baixado na Google Play ou na Apple Store; o WhatsApp Elena (somente no número (21) 99601-9608) e a Central de Relacionamento (0800 28 00 120).

3.     A Enel Brasil possui perfis oficiais voltados para seus clientes nas plataformas Twitter, Facebook e Instagram. Nesses perfis, a companhia redireciona o contato para os canais seguros para dar prosseguimento a pedidos e acompanhamentos.

https://twitter.com/EnelClientesBR

https://www.facebook.com/EnelClientesBR/

https://www.instagram.com/enelbrasil/

4.     Nas redes sociais, há diversas formas de identificar perfis falsos. Procure observar a data de criação do perfil, conferindo a data da primeira publicação feita. Se o perfil for recém-criado, há fortes indícios de que seja falso. O número de publicações também é outro ponto a ser observado. Veja, também, o número de seguidores e a quantidade de interações (número de curtidas e comentários) que, quando baixos, indicam se tratar de perfis falsos. Isso também vale para a baixa qualidade de fotos e imagens, bem como se a conta é verificada pela plataforma/rede social com o símbolo 

5.     Fique atento a saudações e em toda a linguagem utilizada nos e-mails, sites suspeitos e SMS. Muitas comunicações falsas utilizam uma linguagem informal como “querido(a) cliente”, protocolo que não é adotado pela Enel. Em casos assim, seja cuidadoso e não clique em nenhum link ou botão. Atenção: a Enel nunca aborda clientes solicitando códigos enviados para o seu celular ou senhas de acesso.

 

6.     Os boletos originais devem estar identificados como Enel, Banco do Brasil ou Itaú, e as opções de pagamento disponíveis são: débito automático, Internet Banking, caixas eletrônicos ou postos de pagamento. O nome do titular da conta e seus dados pessoais devem constar no documento. Em nosso site https://www.enel.com.br/pt/boleto.html, você pode verificar todos os detalhes da conta que chega até a sua casa e dos boletos que são emitidos.

 

7.     Caso receba algum boleto diferente, não pague e entre em contato com a Enel para verificação e confirmação.

 

8.     Fique sempre alerta para links falsos de cobrança recebidos pelas redes sociais.

 


Sobre a Enel Distribuição Rio

 

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de cerca de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Comentários

Renan Xavier
Renan Xavier
Jornalista, Colunista deste portal, produtor de Rádio e TV e produtor e coordenador de produções na Real Mídia Produtora. Apresentador no Sistema Real de Rádios: Rádio Play, Rádio Mirandela Fm, Rádio Preferida FM, e outras rádio filiais, afiliadas e parceiras na rede. Técnico em TI, audio/ som e sites.

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img