25.8 C
Rio de Janeiro
terça-feira, fevereiro 20, 2024
CasaEditoriasEconomiaEnel distribuição rio se prepara para o verão 2022/23 investindo em tecnologias...

Enel distribuição rio se prepara para o verão 2022/23 investindo em tecnologias e manutenções preventivas

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Empresa investiu nos primeiros nove meses do ano mais de R$ 1 bilhão em ações voltadas principalmente para a melhoria da qualidade do serviço prestado aos clientes;

Em casos emergenciais, a empresa poderá ampliar em até 300% o número de equipes em campo.

A Enel Distribuição Rio elaborou seu Plano Verão 2022/23, esquema especial de atendimento cujo objetivo é suprir o aumento de demanda causado pela época mais quente do ano e pelas tempestades sazonais da estação. A companhia reforçará a sua equipe de operação e manutenção da rede elétrica durante o período, assim como o número de atendentes da Central de Relacionamento.

No período de chuvas, a distribuidora pode ampliar o número de profissionais trabalhando e em sobreaviso, entre eletricistas, técnicos e operadores. Em dias com mais volume de ocorrências, a Enel Rio pode aumentar em até 3 vezes a mobilização das equipes em campo, remanejando recursos de outros processos da operação para atendimento emergencial. A companhia conta com processo estruturado de categorização das ocorrências, com definição de escala de prioridade e investe em treinamento e capacitação dos seus colaboradores para realizar os serviços, para minimizar os impactos aos clientes.

“Em casos de contingência, acionamos mais turmas para atender às ocorrências emergenciais. Essa mobilização rápida é possível devido à implementação de um sistema que proporciona melhor gerenciamento da nossa força de trabalho e executa tarefas como recomposições automáticas de trechos da rede, despacho automático e outras tecnologias, responsáveis por direcionar as equipes de forma mais eficaz”, explica Thiago Morais, responsável por Operação e Manutenção da Enel Rio.

Ampliação e modernização

Nos primeiros nove meses de 2022, a Enel Rio investiu mais de R$ 1 bilhão em ações voltadas principalmente para a melhoria da qualidade do serviço prestado aos clientes. O valor contempla obras de ampliação e modernização de subestações, aumento da capacidade total da companhia em 275 MVA, e para este verão, o adicional de duas novas subestações: Casimiro de Abreu e Entroncamento Lagos. Esses investimentos contribuem para a melhoria da qualidade do fornecimento para os clientes e conferem maior confiabilidade ao sistema.

 

A distribuidora também investe na modernização e digitalização da rede elétrica de sua área de concessão. Somente neste ano, já foram instalados cerca de 360 equipamentos telecomandados, totalizando cerca de 7 mil equipamentos instalados em toda a área de concessão, entre chaves e religadores de rede. Essa tecnologia permite que a distribuidora identifique e isole remotamente e com maior rapidez as falhas ocorridas na rede, reduzindo a necessidade de deslocamento de equipes e o tempo de normalização. Em casos de interrupção no fornecimento, é possível também reduzir o número de clientes afetados graças ao aumento da seletividade da rede elétrica.

Manutenção preventiva

A preparação para atendimento aos consumidores durante o verão também contempla uma série de ações de manutenção preventiva nos meses anteriores à época de chuvas. Apenas neste ano, até o mês de outubro, a companhia executou 500 mil podas emergenciais nos 66 municípios de sua área de concessão. Além disso, a empresa realizou ampla campanha de inspeção para avaliar as condições do seu sistema de distribuição. De janeiro a outubro desse ano, foram inspecionados 3.200 km de linhas de alta tensão e 13.500 km de redes de distribuição, o que possibilitou a realização mais de 50 mil manutenções preventivas, reduzindo assim riscos de desligamentos do sistema elétrico.

Canais de atendimento

Além das ações operacionais, a Enel Rio reforça o atendimento aos clientes pelos canais eletrônicos, que pode ser ampliado em até 40% em dias com maior volume de ligações. A companhia oferece diversos canais digitais para o registro de ocorrências, que devem ser priorizados em dias de chuva para agilizar o atendimento pela concessionária:

Aplicativo Enel Rio: disponível para celulares e tablets Android ou iOS (https://www.enel.com.br/pt/Canais/Aplicativo_Enel.html)

Site Enel Distribuição Rio: https://www.enel.com.br/

WhatsApp Elena: (21) 99601-9608

Central de Relacionamento: 0800 28 00 120

Sobre a Enel Distribuição Rio

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos visando Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Comentários

Renan Xavier
Renan Xavier
Jornalista, Colunista deste portal, produtor de Rádio e TV e produtor e coordenador de produções na Real Mídia Produtora. Apresentador no Sistema Real de Rádios: Rádio Play, Rádio Mirandela Fm, Rádio Preferida FM, e outras rádio filiais, afiliadas e parceiras na rede. Técnico em TI, audio/ som e sites.

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img