26 C
Rio de Janeiro
terça-feira, fevereiro 27, 2024
CasaRegião MetropolitanaNiteróiCGM promove, nesta quinta-feira (08), o Terceiro Encontro da Rede de Controle...

CGM promove, nesta quinta-feira (08), o Terceiro Encontro da Rede de Controle Interno de Niterói (RECONIT)

Data:

Notícias relacionadas

Nota 40 do Carnaval, Mary Paiva se tornou a mais promissora Porta Bandeira do RJ

A baianinha que brincava de evoluir como porta bandeira,...

Banco de Perucas Móvel visita o INCA

Em uma iniciativa que visa transformar o cenário de...

Vagas de emprego no setor fármaco

No nosso balcão de emprego da semana, mostramos oportunidades...
spot_imgspot_img

Na reunião, haverá a apresentação de uma nova metodologia de gerenciamento de riscos na administração pública

A Controladoria Geral do Município (CGM) vai realizar, nesta quinta-feira (08), no Caminho Niemeyer, o “Terceiro Encontro da Rede de Controle Interno de Niterói (RECONIT)”. Com a coordenação da CGM e criada em 2019, a RECONIT reúne todos os órgãos e empresas do município para o desenvolvimento de ações de controle interno e mitigação de riscos na administração pública. O último encontro da RECONIT reuniu cerca de 80 servidores da Prefeitura de Niterói.

Na reunião desta quinta-feira, haverá o lançamento de uma metodologia de gerenciamento de riscos, que auxiliará os gestores do município na aplicação da nova lei de licitações e contratações. A controladora geral de Niterói, Cristiane Mara Rodrigues Marcelino, destacou que Niterói possui um sistema de controle interno estabelecido. Segundo ela, o terceiro encontro da RECONIT representa o fortalecimento da cultura da integridade e da transparência na administração pública.

“A CGM apresenta as principais metodologias a serem implantadas assim como inovações que acabam por encampar todos os agentes públicos. No encontro desta quinta-feira, vamos apresentar uma metodologia para gerenciamento de riscos a ser utilizada por gestores e ordenadores de despesas do município, com um forte viés preventivo. Niterói editou sua política de gerenciamento de riscos em 2019 e, desde então, vem atuando no incentivo e no fortalecimento de uma efetiva análise e mitigação dos principais riscos à administração, tais como riscos de fraudes, ilegalidades, ineficiência administrativa e falta de integridade”, explicou Cristiane Mara.

A reunião da RECONIT também vai tratar do status atual e de perspectivas para 2023 do Programa de Integridade Previne Niterói, além de abordar outros temas relacionados a controle interno.

“A nova lei de licitações e contratações, editada em 2021, menciona a palavra “riscos” em 34 artigos. Niterói já vinha implementando sua política e, a partir de agora, disponibilizará aos gestores uma metodologia capaz de subsidiá-los quanto ao alcance dos objetivos fixados na lei federal”, conclui a controladora geral.

Comentários

Renan Xavier
Renan Xavier
Jornalista, Colunista deste portal, produtor de Rádio e TV e produtor e coordenador de produções na Real Mídia Produtora. Apresentador no Sistema Real de Rádios: Rádio Play, Rádio Mirandela Fm, Rádio Preferida FM, e outras rádio filiais, afiliadas e parceiras na rede. Técnico em TI, audio/ som e sites.

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img