21 C
Rio de Janeiro
domingo, julho 14, 2024
CasaRegião MetropolitanaNiteróiCGM promove, nesta quinta-feira (08), o Terceiro Encontro da Rede de Controle...

CGM promove, nesta quinta-feira (08), o Terceiro Encontro da Rede de Controle Interno de Niterói (RECONIT)

Data:

Notícias relacionadas

Exposição Mundo Jurássico chega em Niterói

Quem nunca se imaginou vivendo na era dos Dinossauros?...

Drogaria Venâncio oferece mais de 160 vagas de trabalho

9A Drogaria Venancio está em busca de novos funcionários...

Abraãozinho lança as obras da Clínica Veterinária Municipal, no bairro Frigorífico

O prefeito de Nilópolis, Abraãozinho, lançou nesta sexta-feira (5/7)...
spot_imgspot_img

Na reunião, haverá a apresentação de uma nova metodologia de gerenciamento de riscos na administração pública

A Controladoria Geral do Município (CGM) vai realizar, nesta quinta-feira (08), no Caminho Niemeyer, o “Terceiro Encontro da Rede de Controle Interno de Niterói (RECONIT)”. Com a coordenação da CGM e criada em 2019, a RECONIT reúne todos os órgãos e empresas do município para o desenvolvimento de ações de controle interno e mitigação de riscos na administração pública. O último encontro da RECONIT reuniu cerca de 80 servidores da Prefeitura de Niterói.

Na reunião desta quinta-feira, haverá o lançamento de uma metodologia de gerenciamento de riscos, que auxiliará os gestores do município na aplicação da nova lei de licitações e contratações. A controladora geral de Niterói, Cristiane Mara Rodrigues Marcelino, destacou que Niterói possui um sistema de controle interno estabelecido. Segundo ela, o terceiro encontro da RECONIT representa o fortalecimento da cultura da integridade e da transparência na administração pública.

“A CGM apresenta as principais metodologias a serem implantadas assim como inovações que acabam por encampar todos os agentes públicos. No encontro desta quinta-feira, vamos apresentar uma metodologia para gerenciamento de riscos a ser utilizada por gestores e ordenadores de despesas do município, com um forte viés preventivo. Niterói editou sua política de gerenciamento de riscos em 2019 e, desde então, vem atuando no incentivo e no fortalecimento de uma efetiva análise e mitigação dos principais riscos à administração, tais como riscos de fraudes, ilegalidades, ineficiência administrativa e falta de integridade”, explicou Cristiane Mara.

A reunião da RECONIT também vai tratar do status atual e de perspectivas para 2023 do Programa de Integridade Previne Niterói, além de abordar outros temas relacionados a controle interno.

“A nova lei de licitações e contratações, editada em 2021, menciona a palavra “riscos” em 34 artigos. Niterói já vinha implementando sua política e, a partir de agora, disponibilizará aos gestores uma metodologia capaz de subsidiá-los quanto ao alcance dos objetivos fixados na lei federal”, conclui a controladora geral.

Comentários

Renan Xavier
Renan Xavier
Jornalista, Colunista deste portal, produtor de Rádio e TV e produtor e coordenador de produções na Real Mídia Produtora. Apresentador no Sistema Real de Rádios: Rádio Play, Rádio Mirandela Fm, Rádio Preferida FM, e outras rádio filiais, afiliadas e parceiras na rede. Técnico em TI, audio/ som e sites.

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img