28.2 C
Rio de Janeiro
sábado, maio 18, 2024
CasaEsporteCopaGolpe: Fifa não está oferecendo 50 GB de dados móveis para assistir...

Golpe: Fifa não está oferecendo 50 GB de dados móveis para assistir Copa

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

ESET alerta para uma nova tentativa de fraude que busca fazer com que pessoas acreditem que a organizadora do evento está disponibilizando pacotes de dados para torcedores

São Paulo, Brasil — A ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, identificou uma nova tentativa de fraude que circula via WhatsApp, com mensagem que geralmente chega por meio de um contato conhecido e diz “Plano de dados gratuito de 50GB para todas as redes. A FIFA está oferecendo para pessoas de todo o mundo 50 GB de dados gratuitos para assistir à Copa”.

 

O objetivo é coletar os números de telefone dos torcedores e convencê-los a ativar notificações para exibição de anúncios que espalham malware no dispositivo. O golpe ainda busca fazer com que a pessoa entre em contato com um suposto representante de uma companhia telefônica, por meio de um número desconhecido.

A mensagem inclui um link que redireciona o usuário para uma página de procedência duvidosa. Se a pessoa clicar no botão indicado, o site pedirá à vítima em potencial que insira seu número de telefone.

Então, como geralmente acontece nesse tipo de fraude, a campanha coloca como requisito para receber o prêmio a necessidade de compartilhamento da mensagem para, ao menos, 12 contatos ou grupos de WhatsApp. Desta forma, os cibercriminosos conseguem fazer com que o golpe continue a circular e é por esta mesma razão que a mensagem geralmente chega por meio de um contato conhecido.

Após o envio, o site pede para completar mais uma etapa e promete a possibilidade de ganhar prêmios adicionais, como um iPhone ou iPad. Para fazer isso, você deve clicar em um dos métodos de verificação oferecidos.

Não importa qual opção seja escolhida, o golpe redireciona para um novo site que tenta fazer a pessoa acreditar que foi selecionada para participar de um programa de fidelidade e, portanto, pode participar de um jogo (uma roleta) para obter um iPhone ou iPad.

Então, como esperado, o golpe faz acreditar que a pessoa ganhou um iPhone 12 Pro 256GB. No entanto, nada disso é real

O usuário é redirecionado de volta para outra página que indica como resgatar o prêmio. Esta página inclui o logotipo de três provedores de telefonia móvel. Se a vítima clicar em uma dessas opções, o aplicativo será aberto para fazer chamadas com um número de telefone gravado para a vítima se comunicar. Se a vítima ligar, certamente do outro lado um golpista irá fingir ser um representante da empresa para continuar roubando suas informações pessoais.

̈Se você recebeu esta mensagem, recomendamos excluí-la. Nunca abra links que venham por meio de mensagens inesperadas ou suspeitas. Muito menos se eles oferecem presentes ou benefícios bons demais para ser verdade. Se a mensagem chegou ao seu telefone porque foi enviada por um contato conhecido, informe-os. Dessa forma, você aprenderá a reconhecer essas fraudes e poderá até alertar outras pessoas sobre seus contatos. Por fim, lembre-se de nunca compartilhar informações pessoais em locais suspeitos ou aos quais chegamos inesperadamente”, afirma Camilo Gutiérrez Amaya, chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET.

 

Para saber mais sobre segurança da informação, visite o portal de notícias da ESET.

Por outro lado, a ESET convida você a conhecer o Conexão Segura, seu podcast para saber o que está acontecendo no mundo da cibersegurança. Para ouvi-lo, acesse.

 

Sobre a ESET

Desde 1987, a ESET® desenvolve soluções de segurança que ajudam mais de 100 milhões de usuários a aproveitar a tecnologia com segurança. Seu portfólio de soluções oferece às empresas e consumidores de todo o mundo um equilíbrio perfeito entre desempenho e proteção proativa. A empresa possui uma rede global de vendas que abrange 180 países e possui escritórios em Bratislava, San Diego, Cingapura, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo. Para mais informações, visite nosso site ou siga-nos no LinkedIn, Facebook e Twitter.

Comentários

Renan Xavier
Renan Xavier
Jornalista, Colunista deste portal, produtor de Rádio e TV e produtor e coordenador de produções na Real Mídia Produtora. Apresentador no Sistema Real de Rádios: Rádio Play, Rádio Mirandela Fm, Rádio Preferida FM, e outras rádio filiais, afiliadas e parceiras na rede. Técnico em TI, audio/ som e sites.

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img