A mostra tem título homônimo à versão em francês de ‘La Chair de l’Univers’, a ser lançada esse mês, em versão digital, de seu livro ‘Holomovimento: Espelho D’Alma’, onde a importância da dinâmica orgânica do Holomovimento (conceito do físico David Bohm) recai sobre as teorias similares de T. de Chardin – “a vida não trabalha seguindo um fio isolado, ela empurra para diante toda sua trama ao mesmo tempo”.
La Chair de L’Univers por Melinda Garcia
Estamos admirados com a grande diversidade na qual a consciência pode ser hoje examinada, objeto desta exposição La Chair de L’Univers, cujo cunho é científico.
Eu volto ao ano de 2001 quando publiquei o meu primeiro livro Espelho d’Alma, trazendo os conceitos da física moderna para os elementos subjetivos da inteligência. Nele analiso diferentes estados do ser e da consciência indo ao nível da iluminação através da observação de obras ilustres de gênios da pintura contemporânea, com comentários multidisciplinares de teorias de cientistas e intelectuais da cultura moderna. O livro na versão francesa leva o título desta exposição La Chair de L’Univers.
Sim, através da arte eu construí o que até hoje os físicos não acertaram, uma teoria quântica gravitacional da psique: a que a mente opera; sim, é preciso que haja uma inteligência, um corpo; isto é, uma esfera em que reproduzimos os mesmo processos do Universo.
Como o subconsciente nos afeta a ir até ao estado de iluminação transcendente! No senso interior de autoconsciência e auto consistência está a filosofia do cérebro. Temos uma nova teoria do sono e do sonho, onde a psique ou alma, pela não dualidade, tece a própria iluminação.
Dentre vários outros exemplos de entrelaçamento quântico comprovados no livro em questão, o mais famoso modelo de spooky action à distância é o da Transfiguração. Sim, neste evento Jesus, após se transfigurar em luz, colapsar em fótons, aparece visto simultaneamente no presente, em tempo real e dialogando com os antepassados, quebrando assim as barreiras do tempo! Devemos antes lembrar que ele andou sobre o mar, gravitar faz parte desta teoria. Foi ele o único que deu prova da sua Luz, pois os outros exemplos são apenas singularidades nuas.
A metafísica avança pela experiência de viver e ser a gravitação quântica, ter a visão do real para o qual é preciso elevar o nível da consciência, o que nos aproxima de Deus quem criou este aparato mental perfeito que nos torna matéria e carne infinita do Universo Infinito.
7/11/2022
Melinda Garcia
Escultora, pintora e escritora, ingressou no universo da arte aos 7 anos, com aulas na Escolinha de Arte da UFRJ. Aos 16 anos, frequentou aulas de desenho no Parque Lage e, em seguida, passou a dedicar-se às esculturas com afinco . Convidada a levar suas esculturas à Construtora Gomes de Almeida Fernandes, foi quando começou sua carreira profissional, produzindo mais de 50 obras de grande porte para jardins, halls e espaços públicos no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, como a obra “Velocidade , Alma e Emoção”, com 5 metros, em bronze, instalada no Parque Ibirapuera. Além de produzir para coleções particulares, como “Flamingos” , em bronze, com 3 metros, na Casa Roberto Marinho.
Na busca de identidade própria, trafegou por quatro diferentes fases, sendo a última a orgânica , visceral; movimento que fundou e lançou no I Congresso Holístico Internacional, em Brasília, 1987, e em exposição, em 1988, na Galeria Aktuel, RJ. Em 2017, foi premiada na Bienal – ARTE FLORENCE BIENNALE. É palestrante e autora do livro “Holomovimento: Espelho d’Alma” e “The Unified Theory”, uma abordagem multi e transdisciplinar . Recentemente, expôs no Centro Cultural Correios RJ, com uma individual do tema “Imortal: Arte , Alma e Futuro”.
Instagram: @melinda_garcia_
Sobre a Tartaglia Arte
A Tartaglia Arte foi fundada em 1950 como um estúdio de pintura pelo artista Piero Tartaglia, então conhecido como Piery. Após alguns anos, criou um ponto de referência e encontro cultural com outros artistas e jovens talentos onde, sob a orientação do Mestre, desenvolveram seu estilo pessoal. A paixão avassaladora de Tartaglia pela expressão pictórica com explosões de cor pura e contrastes violentos que tornam a tela viva, deu vida à Escola do Disgregacionismo. Posteriormente fundou as Galerias, para exposição permanente de seus trabalhos e os de seus alunos, e que hoje são dirigidas pelo filho Riccardo.
O amor pela arte e uma visão cultural ampla são as peculiaridades deste grande artista, e representam sua herança moral e espiritual. Herança que continua sendo representada por Riccardo Tartaglia, que trabalha com a mesma seriedade e tenacidade na propagação da arte, através de exposições e eventos internacionais. Mas tudo com a assinatura de Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez (Membro da Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro e Embaixatriz Cultural com Honoris Causa, pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Honra da Arte de Florianópolis), o que confere um atestado de credibilidade e sensibilidade criativa.
Site: tartagliaarte.org
Acesso: Barcas (estação Araribóia), UBER, táxi, ônibus. Do Rio, metrô ou ônibus até a estação Carioca, caminhar até a Estação das Barcas na Praça XV.