24 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, março 4, 2024
CasaBaixadaNova IguaçuHospital Geral de Nova Iguaçu promove campanha de doação de sangue com...

Hospital Geral de Nova Iguaçu promove campanha de doação de sangue com horário estendido

Data:

Notícias relacionadas

Instituto que ajuda pacientes de câncer sofre com alagamento

O grande temporal que assolou a baixada fluminense alagou...

Banco de Perucas Móvel visita o INCA

Em uma iniciativa que visa transformar o cenário de...

Lady Drive é ativo em Nova Iguaçu

Na última segunda-feira (19) a operação On Demand do...

Prefeito de Belford Roxo anuncia inaugurações de unidades de saúde

Saúde é prioridade. O prefeito de Belford Roxo, Wagner...
spot_imgspot_img

O Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) está promovendo uma campanha de doação de sangue para atrair doadores e aumentar os níveis do estoque que estão críticos. De 14 a 28 de novembro, o banco de sangue irá ampliar o horário da coleta, passando a funcionar das 7h30 às 17h, exceto aos finais de semana. No dia 15, feriado da Proclamação da República, a unidade irá receber doadores das 7h30 às 12h. A ação faz parte das comemorações pelo Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado em 25 de novembro.

“O HGNI é uma das grandes emergências do Rio de Janeiro e precisa ter seu estoque sempre abastecido. Quero agradecer a todos os doadores e pedir uma força-tarefa para que venham doar sangue e nos ajudem a salvar vidas”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti.

Com a superlotação enfrentada diariamente pelo HGNI, provocada pelo aumento de atendimentos e internações, o estoque de sangue tem sido insuficiente para atender a demanda e a necessidade de doadores aumentou. O banco de sangue precisava de 600 doações mensais. Atualmente, o estimado para garantir um abastecimento seguro é de 750 bolsas coletadas, porém, no mês de outubro houve uma queda de 30% e em setembro de 40% no número de doadores.

“Este é um hospital que atende pacientes com diversas patologias ou vítimas do trauma e a transfusão sanguínea, no ato cirúrgico, é fundamental para salvar essa vida. Porém, por causa da superlotação nossa demanda aumentou e precisamos que as doações aconteçam regularmente”. Reforça o diretor-geral do hospital, Joé Sestello.

O banco de sangue fica localizado na Avenida Henrique Duque Estrada Mayer, n° 953, na Posse, em Nova Iguaçu. O acesso é pela recepção geral do HGNI.

Recomendações para doar sangue

A doação de sangue no HGNI pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30. O hemonúcleo fica localizado próximo à recepção geral. Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos. Não é necessário estar em jejum, porém, o doador não pode ter se alimentado com comida gordurosa nas últimas quatro horas ou ingerido bebida alcoólica no dia anterior. Quem foi vacinado contra a Covid-19 deve esperar sete dias para fazer sua doação. Todo o processo para coletar uma bolsa de sangue de 450 ml leva cerca de 15 minutos e pode ajudar a salvar até quatro vidas.

Comentários

Renan Xavier
Renan Xavier
Jornalista, Colunista deste portal, produtor de Rádio e TV e produtor e coordenador de produções na Real Mídia Produtora. Apresentador no Sistema Real de Rádios: Rádio Play, Rádio Mirandela Fm, Rádio Preferida FM, e outras rádio filiais, afiliadas e parceiras na rede. Técnico em TI, audio/ som e sites.

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img