21.5 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, junho 20, 2024
CasaEditoriasCultura / ArtesAlmir Reis apresenta a exposição '20 Anos', retrospectiva de sua trajetória artística,...

Almir Reis apresenta a exposição ’20 Anos’, retrospectiva de sua trajetória artística, trazendo, entre outros trabalhos, as famosas piscinas e sua arte plural, com curadoria da Tartaglia Arte

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

A mostra mistura pintura e fotografia, recursos tecnológicos e arquitetônicos, no Centro Cultural Correios RJ.

O pintor e fotógrafo Almir Reis apresenta a exposição “20 Anos” trazendo uma retrospectiva de sua trajetória artística, baseada em uma arte plural, recursos tecnológicos e arquitetônicos, em cores ou em preto e branco, mostrando o cenário carioca, formas geométricas e as piscinas, que convidam a um mergulho em seu trabalho.

Com curadoria da Tartaglia Arte, Almir Reis exibe suas inspirações, que passam pela pop art, colagens e mix-mídia, deixando a interpretação livre para o espectador.

“Na casa da minha avó materna havia na sala um quadro, eu frequentava a casa e ele sempre me atraía para duas coisas que amo: arte e arquitetura. Ela morava numa pequena cidade no interior da Bahia, onde fazia muito calor. Eu achava aquela imagem refrescante. Eu tinha apenas 11 anos e era o meu primeiro contato com um print do artista inglês David Hockney. Quando adulto, depois de ter maior contato com museus e galerias, já tinha ingressado nas artes através da fotografia, o que, diga-se de passagem, me abriu as portas para o mundo, onde pude, com muito amor, mostrar as paisagens lindas do nosso Brasil”.

“Um dia, em um museu na Europa, eu me vi diante do quadro original, onde me veio uma carga emocional muito forte ligado à minha infância. O meu subconsciente  havia guardado aquela imagem em algum lugar do cérebro, que veio à tona contemplando essa obra. A partir daí, comecei a percorrer toda a inspiração do artista. Creio que todo artista surge inspirado em outros artistas, nem que seja de forma inconsciente”.

“Sempre fui amante da Pop Art, de colagens e da arte plural, como colagens e mix-mídia (técnica mista). Sinto que essa mostra me leva a uma história da minha vida, minhas inspirações, trazendo nessa retrospectiva de 20 anos, desde o início com as fotografias do cenário carioca, um brinde ao olhar de todos, passando por geométricos, algo mais visual e matemático, e pousando nessas piscinas, algo refrescante, prazeroso e social. Tento fazer da minha arte universal, onde minhas paisagens podem significar o Rio, ou Palm Springs ou até o nordeste brasileiro, deixo a critério do espectador. Tenham um bom “mergulho” na minha arte”.

Foto – divulgação.

Serviço.

 

Exposição: “20 Anos”.

Artista: Almir Reis.

Visitação: 10 de novembro de 2022 a 06 de janeiro de 2023.

Local: Centro Cultural Correios RJ – 3º andar – salas A, 1 e 2.

Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ.

Tel: (21) 2253-1580.

De terça a sábado, das 12h às 19h.

Entrada: gratuita.

Classificação: livre.

Como chegar: metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção à Rua da Alfândega); ônibus (saltar em pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio Branco/Uruguaiana).

Informações: (21) 2253-1580 / E-mail: centroculturalrj@correios.com.br

A unidade conta com acesso para pessoas cadeirantes e limita a quantidade de visitantes, visando a não aglomeração.

Comentários

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img