30.2 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, fevereiro 22, 2024
CasaEditoriasCultura / ArtesPedro Paulo Rangel volta com “O Ator e o Lobo”

Pedro Paulo Rangel volta com “O Ator e o Lobo”

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Com direção de Fernando Phillbert, o espetáculo estreou no Teatro Laura Alvim, em Ipanema, no dia 21 de outubro.

Pedro Paulo ganhou o Prêmio Shell Especial em 2019, pelos 50 anos de carreira. Foi indicado como melhor texto no mesmo ano. Ir ao teatro é sempre uma experiência de embarcar em outra realidade, seja ela distante ou próxima à nossa própria vida.

É o caso do monólogo “O Ator e o Lobo”, com o qual o ator Pedro Paulo Rangel nos convida a uma jornada por lembranças que não são nossas, mas que nos aproximam de nossas próprias recordações. Basta comprar o ingresso (ou seria passagem?) para assistir à peça no Teatro Laura Alvim, durante a temporada (ou seria estadia?) que começou no dia 21 de outubro e vai até 13 de novembro, com sessões (ou seriam partidas?) sextas e sábados às 20h, e domingos às 19h.

O ator ganhou o Prêmio Shell Especial em 2019, por seus 50 anos de carreira justamente com este espetáculo, que tem direção de Fernando Philbert. Texto também indicado ao Prêmio Shell, “O Ator e o Lobo” traz uma comovente coletânea do consagrado escritor português António Lobo Antunes – autor de 29 romances e centenas de crônicas – e do próprio Pedro Paulo Rangel.

Os dois têm, em comum, a cultura luso-brasileira em suas histórias familiares: os avós de Pedro Paulo eram portugueses, e Lobo Antunes, por sua vez, costumava visitar, na infância, parentes de Belém do Pará que moravam em Lisboa. Essa mistura de histórias funciona perfeitamente e dá unidade à narrativa.

Num cenário básico – com banco, púlpito, cadeiras e alguns poucos elementos de cena –, Pedro Paulo emociona e diverte. Do encontro amargo com um velho amigo no hospital à comunhão dos irmãos que fazem xixi lado a lado no jardim; da histérica amante do senhor Biscaia ao menino que foge de casa porque não queria comer abóbora. E ainda tem a história da mãe, o amante dela e o filho ciumento.

Entre humor e nostalgia, “O Ator e o Lobo” tem, sobretudo, humanidade, aqueles “sinais interiores de riqueza” de que fala Lobo Antunes. No final do espetáculo, fica na plateia a sensação de aconchego, como nos abraços de dona Prazeres, avó de Pedro Paulo, personagem com a qual todo mundo se identifica e se enternece.

O ATOR E O LOBO – Gisela Schlogel.

Serviço:

 

“O Ator e o Lobo”.

Local: Teatro Laura Alvim.

Endereço: AV. Vieira Souto, 176 – Ipanema, Rio de Janeiro.

Temporada: de 21 de outubro a 13 de novembro de 2022.

Sessões: sexta e sábado, às 20h / domingo, às 19h.

Ingressos: R$ 50,00 (inteira) / R$ 25,00 (meia-entrada e promoções).

Duração: 60 minutos.

Classificação indicativa: 14 anos.

Informações: (21) 2332-2016.

Comentários

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img