27.2 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, março 4, 2024
CasaCultura / ArtesCarnavalLivro conta a história dos carnavais da São Clemente

Livro conta a história dos carnavais da São Clemente

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

O lançamento acontecerá no Baródromo, no bairro do Maracanã, no dia 12 de novembro, a partir das 16 horas, com a presença da bateria e das passistas da São Clemente.

O presente pelos 61 anos da São Clemente não poderia ser mais significativo. O jornalista e clementiano Alexandre Araujo passou os últimos dois anos preparando a homenagem à sua Escola de Samba de coração. O livro “São Clemente, uma Escola de Família”, da editora Livros Ilimitados, traz os detalhes das seis décadas de existência da agremiação da zona sul do Rio de Janeiro.

O trabalho incluiu pesquisa em jornais, no Arquivo Público e muitas horas de entrevistas com quem fez e faz parte da história da Preta e Amarela. Ao todo, mais de 100 pessoas foram ouvidas, entre carnavalescos, compositores, componentes, cantores, artistas e, principalmente, membros da família Almeida Gomes.

O principal personagem é Ivo Almeida, fundador da Escola. Foi ele quem ergueu e lutou enquanto viveu pelo que considerava a parte mais importante na sua vida – a São Clemente. Ivo deixou um legado para o Carnaval carioca e também para sua família, que herdou o amor pela agremiação.

“Todos que conviveram com seu Ivo são unânimes em falar do esforço que ele fez para manter a Escola desfilando, apesar de todos os obstáculos enfrentados. Botar no papel uma história tão bonita, da Escola que conquistou meu coração há vinte anos, foi emocionante. Tive o privilégio de ver a São Clemente passar pela Avenida quatro vezes com sambas compostos por mim, isso não tem preço”, diz Alexandre Araujo.

O autor conta que escolher as fotos foi a parte mais difícil: “Imagina a quantidade de registros espetaculares que temos em seis décadas? O livro já está bem grande, e se eu fosse incluir tudo que tive que deixar de fora, teríamos várias outras edições. É muita história”.

O lançamento acontecerá no Baródromo, no bairro do Maracanã, no dia 12 de novembro, a partir das 16 horas, com a presença da bateria e das passistas da São Clemente.

“Com certeza será uma tarde emocionante, com muito samba, irreverência e lembranças. É um presente que deixo para as próximas gerações conhecerem essa Escola de Família”, finaliza Araujo. @saoclementeoficial @barodromo @livrosilimitados #samba #carnaval #escolasdesamba #saoclemente

 

Comentários

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img