25.8 C
Rio de Janeiro
terça-feira, fevereiro 20, 2024
CasaCultura / ArtesCarnavalPrimeira edição do SARAU DO SAMBA – FILHOS DA ÁGUIA DA...

Primeira edição do SARAU DO SAMBA – FILHOS DA ÁGUIA DA PORTELA NO PARQUE MADUREIRA

Data:

Notícias relacionadas

De Piaf a Elis: música e dança flamenca no cinema

O espetáculo-filme "De Piaf a Elis: música e dança...

Viviane Araújo esbanja simpatia no camarote Inimigos do Fim

Neste Carnaval 2024, Viviane Araújo é Rainha do camarote...

Orientações indispensáveis para curtir o carnaval com saúde

À medida que o carnaval se aproxima, a expectativa...

Abram alas para a Corte Momesca de Nilópolis

A abertura do 'Carnaval Solidário Nilópolis 2024' será no...

‘Carnaval Solidário’ Nilópolis 2024

'Carnaval Solidário'. Esse será o nome da Folia de...
spot_imgspot_img

Inspirado na composição de Milton Nascimento, "Todo artista tem de ir aonde o povo está” o Sarau do Samba irá ao encontro da população, com o objetivo de trazê-los mais para perto de uma das mais relevantes manifestações culturais brasileiras.

Com curadoria de Luciano Moreira e direção artística de Celso Andrade, o Sarau do Samba, apresenta de forma recreativa e lúdica, o compartilhamento de experiências culturais, em contato direto com a comunidade nas várias etapas da construção de um desfile de escola de samba.  O projeto acontecerá no dia 23 de outubro de 2022, das 16h às 21h, na Praça do Samba – Parque Madureira.

Com objetivo de promover e fomentar a cultura popular brasileira, o Sarau do Samba irá proporcionar à população de Madureira e região, a oportunidade de participar mais ativamente das atividades do Grêmio Recreativo Cultural Escola Mirim Filhos da Águia da Portela, possibilitando uma imersão no Carnaval. Os participantes passarão por etapas fundamentais da construção de um desfile de escola de samba, a partir do enredo proposto, englobando pesquisa, a criação dos figurinos e alegorias; criação do samba-enredo, a percussão da bateria, o bailar dos casais de mestre sala e porta bandeira, passistas, as coreografias da comissão de frente.

“Nossa ideia é apresentar, através das atividades que serão promovidas, uma Escola de Samba vai muito além de entretenimento, pois ela tem o poder de transformação, motivação e capacitação profissional, agregando valores culturais e de cidadania”. Luciano Moreira – Curador.

De maneira inovadora, o projeto visa proporcionar ao público experiências práticas e contato com grandes nomes e símbolos da tradição da escola, Nilce Fran, Diogo Ribeiro, Tulane de Oliveira Paixão, Mestre Waldir Gallo, Maira Oliveira, Mestre Lorena Nogueira, Rafael Faustino, que compartilharão sua excelência no que fazem, demonstrando de forma didática os desafios encontrados durante a preparação do Carnaval.

O GRCESM Filhos da Águia da Portela, que tem integrantes PCDS, receberá na ocasião, a atriz, digital influencer, Fernanda Honorato, ativista pela causa das pessoas com deficiência e eleita a primeira repórter com síndrome de down do Brasil, que será a mediadora de roda de conversa, que acontecerá durante o evento.

“Mostrar à comunidade que a pluralidade e a diversidade cultural é uma forma de se profissionalizar e fomentar as produções culturais locais, pois são caminhos para unir educação e cultura”, afirma Lene DeVictor – Coordenadora Geral Do Projeto.

Para encerrar as atividades, O GRCESM Filhos da Águia da Portela fará um desfile com grande parte dos seus componentes fantasiados, e convidarão a todos a embarcarem na passarela do Sarau do Samba.

 

Cronograma do SARAU DO SAMBA.

 

Espaço 1: Palco do Samba.

– Samba no Pé

– Bateria – Percussão

 

Espaço 2: Dança.

– Comissão de Frente

– Mestre Sala e Porta Bandeira

 

Espaço 3: Literatura e Criação.

– Leitura e Pesquisa

– Desenho

 

Espaço 4: Música e Saberes.

– Composição

– Rodas de Conversa

 

Espaço 5: Artes Plásticas.

– Fantasias e Adereços

 

Espaço 6: Arte Visual.

– Maquiagem Artística

Comentários

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img