26 C
Rio de Janeiro
terça-feira, fevereiro 27, 2024
CasaEditoriasCultura / ArtesFIL – FESTIVAL INTERNACIONAL INTERCÂMBIO DE LINGUAGENS

FIL – FESTIVAL INTERNACIONAL INTERCÂMBIO DE LINGUAGENS

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Homenagem a Ziraldo, que completa 90 anos durante o Festival, é uma das atrações da vasta programação de 2022.

Ao longo de quase duas décadas, o FIL – Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens brinda os espectadores com uma programação pensada cuidadosamente para toda a família, do bebê ao avô, misturando as artes cênicas, visuais, digitais com todas as formas de leitura. E o FIL propõe, nesta edição especial, a seu público múltiplo, a experiência da literatura. Afinal, são tantas as maneiras de ler, escrever o mundo, o cosmo, a cosmogonia, a humanidade.

FIL, o único festival multidisciplinar internacional, para todas as idades, pioneiro no país, chega em 2022 com essa vibe; diverso, brasileiro e internacional, presencial e on-line. De 7 de outubro a 6 de novembro de 2022, com apoio do Centro Cultural Banco do Brasil e com o patrocínio da Petrobras, o festival acontece em novíssimo formato: presencial FIL no CCBB Rio de Janeiro (14 atrações) + na Livraria da Travessa (25 ações) e on-line – programação no ciberespaço com 10 atrações, entre espetáculos, pílulas poéticas e residência artística internacional + Seminário FIL – 12 Encontros notáveis + FIL Saudades – 3 espetáculos on-line que deixaram saudades – que serão transmitidos pelo canal do FIL FESTIVAL, no YouTube.

No meio de tantas inquietudes, neste momento tão turbulento em nosso país e no mundo, o FIL propõe um festival em que o espectador se inspire, pleno de afeto, respiração e inspiração. Para tal, sua inventora, a multiartista Karen Acioly escolheu a dedo um cardápio variado de curiosidades e encantamentos artísticos, onde o público possa fruir e sentir parte ativa da programação. É Acioly quem nos diz:

“Penso que o espectador pode escrever a sua história e ser ele mesmo a sua própria obra de arte. São estas as premissas da curadoria do FIL de 2022. Para tal, é preciso experimentar a arte, em todas as suas dimensões. Buscamos o contato mais próximo e o que está entre mundos do FIL: experiências sensoriais, táteis sonoras, visuais, e também interativas. E, claro, coisas que nem têm nome ainda”.

Para buscar diferentes olhares, Karen convidou outras mãos para se entrelaçarem as dela: os co curadores Roger Mello (DF), Volnei Canônica (RS), Ana Crélia Dias (RJ) e Fabiano Tadeu Grazioli (RS), para juntos garimparem um panorama das artes sem fronteiras. No seu elenco variado, esta edição especial do FIL conta com autores, encenadores, atores, bailarinos, ilustradores, músicos, palhaços excêntricos, artistas visuais como Roger Mello, Adriana Falcão, Thalita Rebouças, entre outros.

 

Programação completa em www.fil.art.br

Ziraldo faz 90 anos e é homenageado no FIL. Foto divulgação

Serviço.

 

FIL – Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens – Edição Especial.

A Experiência da Literatura.

Dias: 7, 8, 9, 11, 12, 15, 16, 22,23, 29 e 30 de outubro e 4 a 6 de novembro.

Local: Centro Cultural Banco do Brasil.

Rua Primeiro de Março, 66, Centro – Rio de Janeiro.

Informações: (21) 3808-2020.

 

Comentários

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img