25.8 C
Rio de Janeiro
terça-feira, fevereiro 20, 2024
CasaEditoriasCultura / ArtesPROJETO “UM OLHAR EM MOVIMENTO” ESTAMPA ARTE DA INFÂNCIA NA BAIXADA NOS...

PROJETO “UM OLHAR EM MOVIMENTO” ESTAMPA ARTE DA INFÂNCIA NA BAIXADA NOS MUROS DO INSTITUTO RANGEL PESTANA

Data:

Notícias relacionadas

De Piaf a Elis: música e dança flamenca no cinema

O espetáculo-filme "De Piaf a Elis: música e dança...

Orientações indispensáveis para curtir o carnaval com saúde

À medida que o carnaval se aproxima, a expectativa...

Abram alas para a Corte Momesca de Nilópolis

A abertura do 'Carnaval Solidário Nilópolis 2024' será no...

‘Carnaval Solidário’ Nilópolis 2024

'Carnaval Solidário'. Esse será o nome da Folia de...

Filme brasileiro premiado na Europa será lançado no Rio

O cinema inegavelmente é uma das mais importantes manifestações...
spot_imgspot_img

Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Rua Cultural RJ, incentivam o projeto “Um olhar em movimento”. Os artistas Celeste Conceição, Suzi Brasil e Luis Caio expressarão suas obras gráficas em um painel de 100 metros quadrados. O mural será pintado no muro do tradicional Instituto de Educação Rangel Pestana, situado no centro de Nova Iguaçu, com inauguração dia 11 de outubro.

O conceito da arte foi idealizado por Celeste Conceição. Inspirada pela história do Instituto, sobretudo na pedagogia pelo fato de ser uma escola para normalistas, Celeste criou um resgate lúdico da infância. Partindo do cinza para um universo de cores, a obra será uma homenagem a quem estuda e quem já passou pelo Instituto de Educação Rangel Pestana, estabelecido desde 1933. Celeste explica a constituição do painel:

“A ideia é no início olhar tudo cinzento traduzindo as dores da criança e suas questões como violência doméstica, trabalho infantil e outras situações de opressão. Em seguida vem as cores e elementos para uma criança crescer de forma saudável.”

A autenticidade da construção artística possui referências diversas: de Eduardo Kobra e Cândido Portinari a Otávio e Gustavo Pandolfo, Os Gêmeos e Lady Pink. A pretensão é estampar no muro todos os movimentos que fazem parte do mundo infantil e que precisa de atenção dos adultos. Serão representadas crianças com deficiências, crianças negras e crianças pertencentes a outras minorias com pouca representatividade. A proposta serve para incentivar a ludicidade de forma criativa e transformadora além de estimular outros artistas da cidade a realizarem intervenções em outros murais. Segundo educadores, a proposta também poderá contribuir como alerta a maus tratos que algumas crianças e jovens sofrem.

Celeste Conceição é artista plástica com experiência em trabalhos em murais na Baixada Fluminense. Apresenta excelência em pintura sacra nas fachadas de igrejas, restauração de obras sacras e objetos ilustrativos de cunho científico. Celeste se conecta com a obra e o Instituto pelo fato de também ser professora com 25 anos de atuação.

Luis Caio é artista plástico natural de Queimados. Também é escultor, pintor e grafiteiro. Autodidata, possui a manifestação artística desde a infância. Possui experiência com ensino de artes para crianças, jovens e adultos carentes. É autor da pintura no muro na Vila Olímpica de Queimados, de 241 metros, considerado o maior painel linear da Baixada Fluminense e o segundo maior da América Latina.

Suzi Brasil é de Japeri, também na Baixada Fluminense. É tatuadora e grafiteira com formação em design, além de cursos de pintura. Participou de projetos como Afrografiteiras da rede Nami, do Festival Caleidoscópio no Instituto Enraizados e de exposição coletiva em lojas de Nova Iguaçu.

A inauguração do painel será no dia 11 de outubro. Antes, no dia 07 de outubro, haverá oficina de grafite com alunos do Instituto marcando o impacto também nos alunos.

Comentários

Renan Xavier
Renan Xavier
Jornalista, Colunista deste portal, produtor de Rádio e TV e produtor e coordenador de produções na Real Mídia Produtora. Apresentador no Sistema Real de Rádios: Rádio Play, Rádio Mirandela Fm, Rádio Preferida FM, e outras rádio filiais, afiliadas e parceiras na rede. Técnico em TI, audio/ som e sites.

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img