21 C
Rio de Janeiro
domingo, julho 14, 2024
CasaBaixadaNilópolisPrefeitura de Nilópolis implanta PROEIS na cidade

Prefeitura de Nilópolis implanta PROEIS na cidade

Data:

Notícias relacionadas

Assistência Social de Nilópolis alerta sobre golpes contra beneficiários do Bolsa Família 

A Secretária de Desenvolvimento Social (SEMDES) de Nilópolis, Everline...

Mais uma praça pública é revitalizada em Nilópolis

A Praça José Fernandes no bairro do Cabral, foi...

Nilópolis dobra número de veículos e contingente do Proeis

Trabalhar em prol da segurança é uma das metas...

Nilópolis participa de lançamento do projeto Pró-Águas Rio na Casa G20

Na última semana, Nilópolis foi um dos 47 municípios...

Atletas do handebol mirim de Nilópolis vão para Caxambu, em Minas Gerais

Inspirados pelas Olimpíadas de Paris, programadas para julho e...
spot_imgspot_img

Policiais de folga vão patrulhar o município em parceria com destacamento da PM

Desde esta segunda-feira, dia 19 de setembro, a cidade de Nilópolis passou a contar com quatro viaturas do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS), por meio de convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Dezesseis policiais militares, em seus dias de folga, farão rondas pelo município para prevenir os crimes e prender suspeitos de cometer transgressões, em apoio aos militares que trabalham lotados na 2ª Companhia do 20º BPM (Mesquita) e ficam baseados na cidade.
“Sabemos que a competência da segurança é do governo do Estado, através da Polícia Militar e da Polícia Civil, mas o que o município puder fazer para auxiliar, é de grande valia. Estamos dando esse passo hoje por intermédio do PROEIS: a Prefeitura remunera a folga do policial militar para que ele trabalhe sob o comando do município e estamos disponibilizando também as viaturas, todas caracterizadas, para que possam patrulhar as ruas de nossa cidade auxiliando o Estado na segurança de nossos munícipes”, afirmou Abraãozinho.
A vice-prefeita Flávia Duarte afirmou que o início do trabalho do Proeis significa mais um passo que está sendo dado na cidade, sob o comando do prefeito. O secretário de Segurança, Esmar França, salientou que o objetivo é melhorar a segurança do município. “Esses veículos vão funcionar no sistema de baseamento e patrulhamento. Os carros ficarão 30 minutos parados em lugares e depois vão rodar, sempre com o apoio da Guarda Municipal. Assim teremos mais eficiência na prevenção dos crimes na cidade”, avaliou o secretário de Segurança.
Ele observou que a Guarda Municipal tem feito um serviço admirável. “Em um ano e oito meses, tempo que estou à frente da secretaria, eles atuaram em 1.334 ocorrências, entre elas apoio à vacinação, prisões e auxílio a outras secretarias ”. As viaturas vão fazer as seguintes rotas: Cabral e Manoel Reis, Nossa Senhora de Fátima e Centro, Paiol e Cabuís, e Nova Cidade. O comandante da 2ª Companhia da PM, o tenente João Barros, prestigiou a cerimônia.
Um dos policiais selecionado, o cabo Osvaldo Viana, 38 anos, recebeu a braçadeira com o símbolo do Proeis das mãos do prefeito. Ele é morador da cidade e serve no 20º BPM, em Mesquita. “Eu soube da inscrição no site do PROEIS e me interessei em colaborar com a segurança na área onde eu e minha família moramos”, disse Viana, que é casado e tem dois filhos.
Segundo o prefeito, mesmo não sendo atribuição da Guarda Municipal, os funcionários desse setor têm desempenhado papel fundamental na busca do bem-estar da população. “A gente sabe que a guarda foi criada para proteger o patrimônio público, mas hoje eles estão na rua também protegendo o maior patrimônio de cada cidadão, que é a vida de cada um. E, devido a esse trabalho, nos motivou a dar apoio às forças estaduais e também à nossa guarda municipal”.
Atualmente, Abraãozinho busca a aprovação pela Câmara Municipal de Vereadores do projeto que institui o Regime Adicional de Serviço (RAS) para remuneração guardas municipais que trabalharem para o poder público municipal nos dias de descanso.

Comentários

Renan Xavier
Renan Xavier
Jornalista, Colunista deste portal, produtor de Rádio e TV e produtor e coordenador de produções na Real Mídia Produtora. Apresentador no Sistema Real de Rádios: Rádio Play, Rádio Mirandela Fm, Rádio Preferida FM, e outras rádio filiais, afiliadas e parceiras na rede. Técnico em TI, audio/ som e sites.

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img