30.2 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, fevereiro 22, 2024
CasaBaixadaNilópolisPrefeitura de Nilópolis implanta PROEIS na cidade

Prefeitura de Nilópolis implanta PROEIS na cidade

Data:

Notícias relacionadas

Plano de Segurança da Prefeitura de Nilópolis para o Carnaval Solidário é um sucesso

Única cidade entre os treze municípios da Baixada Fluminense...

Nilópolis inicia ano letivo de 2024

O ano letivo de 2024 iniciou nesta segunda-feira (19/2)....

Prefeitura de Nilópolis abre inscrição para doação de animal doméstico

A Prefeitura de Nilópolis abriu sexta-feira (16/02) inscrições para...

Abram alas para a Corte Momesca de Nilópolis

A abertura do 'Carnaval Solidário Nilópolis 2024' será no...

‘Carnaval Solidário’ Nilópolis 2024

'Carnaval Solidário'. Esse será o nome da Folia de...
spot_imgspot_img

Policiais de folga vão patrulhar o município em parceria com destacamento da PM

Desde esta segunda-feira, dia 19 de setembro, a cidade de Nilópolis passou a contar com quatro viaturas do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS), por meio de convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Dezesseis policiais militares, em seus dias de folga, farão rondas pelo município para prevenir os crimes e prender suspeitos de cometer transgressões, em apoio aos militares que trabalham lotados na 2ª Companhia do 20º BPM (Mesquita) e ficam baseados na cidade.
“Sabemos que a competência da segurança é do governo do Estado, através da Polícia Militar e da Polícia Civil, mas o que o município puder fazer para auxiliar, é de grande valia. Estamos dando esse passo hoje por intermédio do PROEIS: a Prefeitura remunera a folga do policial militar para que ele trabalhe sob o comando do município e estamos disponibilizando também as viaturas, todas caracterizadas, para que possam patrulhar as ruas de nossa cidade auxiliando o Estado na segurança de nossos munícipes”, afirmou Abraãozinho.
A vice-prefeita Flávia Duarte afirmou que o início do trabalho do Proeis significa mais um passo que está sendo dado na cidade, sob o comando do prefeito. O secretário de Segurança, Esmar França, salientou que o objetivo é melhorar a segurança do município. “Esses veículos vão funcionar no sistema de baseamento e patrulhamento. Os carros ficarão 30 minutos parados em lugares e depois vão rodar, sempre com o apoio da Guarda Municipal. Assim teremos mais eficiência na prevenção dos crimes na cidade”, avaliou o secretário de Segurança.
Ele observou que a Guarda Municipal tem feito um serviço admirável. “Em um ano e oito meses, tempo que estou à frente da secretaria, eles atuaram em 1.334 ocorrências, entre elas apoio à vacinação, prisões e auxílio a outras secretarias ”. As viaturas vão fazer as seguintes rotas: Cabral e Manoel Reis, Nossa Senhora de Fátima e Centro, Paiol e Cabuís, e Nova Cidade. O comandante da 2ª Companhia da PM, o tenente João Barros, prestigiou a cerimônia.
Um dos policiais selecionado, o cabo Osvaldo Viana, 38 anos, recebeu a braçadeira com o símbolo do Proeis das mãos do prefeito. Ele é morador da cidade e serve no 20º BPM, em Mesquita. “Eu soube da inscrição no site do PROEIS e me interessei em colaborar com a segurança na área onde eu e minha família moramos”, disse Viana, que é casado e tem dois filhos.
Segundo o prefeito, mesmo não sendo atribuição da Guarda Municipal, os funcionários desse setor têm desempenhado papel fundamental na busca do bem-estar da população. “A gente sabe que a guarda foi criada para proteger o patrimônio público, mas hoje eles estão na rua também protegendo o maior patrimônio de cada cidadão, que é a vida de cada um. E, devido a esse trabalho, nos motivou a dar apoio às forças estaduais e também à nossa guarda municipal”.
Atualmente, Abraãozinho busca a aprovação pela Câmara Municipal de Vereadores do projeto que institui o Regime Adicional de Serviço (RAS) para remuneração guardas municipais que trabalharem para o poder público municipal nos dias de descanso.

Comentários

Renan Xavier
Renan Xavier
Jornalista, Colunista deste portal, produtor de Rádio e TV e produtor e coordenador de produções na Real Mídia Produtora. Apresentador no Sistema Real de Rádios: Rádio Play, Rádio Mirandela Fm, Rádio Preferida FM, e outras rádio filiais, afiliadas e parceiras na rede. Técnico em TI, audio/ som e sites.

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img