26 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, fevereiro 21, 2024
CasaEditoriasEntretenimentoNilópolis recebe painel com artes em grafite no Parque do Gericinó

Nilópolis recebe painel com artes em grafite no Parque do Gericinó

Data:

Notícias relacionadas

Plano de Segurança da Prefeitura de Nilópolis para o Carnaval Solidário é um sucesso

Única cidade entre os treze municípios da Baixada Fluminense...

Nilópolis inicia ano letivo de 2024

O ano letivo de 2024 iniciou nesta segunda-feira (19/2)....

Prefeitura de Nilópolis abre inscrição para doação de animal doméstico

A Prefeitura de Nilópolis abriu sexta-feira (16/02) inscrições para...

Abram alas para a Corte Momesca de Nilópolis

A abertura do 'Carnaval Solidário Nilópolis 2024' será no...

‘Carnaval Solidário’ Nilópolis 2024

'Carnaval Solidário'. Esse será o nome da Folia de...
spot_imgspot_img

A Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Comunicação Social, recebeu com alegria a criação do painel com 100 metros de grafite do projeto ‘Baixada Arte Urbana’ (BAU), que será inaugurado no domingo, dia 25 de setembro, a partir das 9h, no Parque Natural Municipal do Gericinó Prefeito Farid Abrão.

‘É importante receber e valorizar a arte urbana. Nesse caso, os artistas buscaram retratar animais, plantas e pessoas para conectar as artes plásticas à natureza e aos nilopolitanos e pessoas de cidades próximas que costumam vir ao Parque do Gericinó”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Dean Senra.

Neste mesmo dia, será realizado o já tradicional evento ‘Arte na Natureza’, com a feira de artesanato, das 9h às 17h, e uma apresentação do Carimbó Flores da Alegria, às   15h.

Oficina de grafite e pintura muralista

Além da inauguração do painel, os artistas vão oferecer uma oficina de grafite e pintura muralista para 30 crianças dentro do Parque.  Ao final do workshop, o trabalho da gurizada será exposto também no muro, ao lado dos trabalhos de Dante, Caio e Priscila. Enquanto isso, adultos e crianças serão embalados pelo rap tocado por Giza DJ e Clovis DJ.

Imagem: Divulgação

Tudo a ver com o evento, pois o estilo musical surgido nas cidades integra a cena cultural conhecida como Hip Hop. Ao final do trabalho, por volta das 10h30, será o início do show com a cantora rapper Pitty Rocha e o Rapper Owddy, com participação de bailarinos.

O BAU propõe a valorização da arte local, a importância da sustentabilidade e da representatividade feminina e é uma realização da produtora Oficina de Ideias, dirigida por Fábio Mateus, com incentivo do governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio do Edital Rua Cultural RJ.

Dante Urban, Luis Caio e Priscila Rooxo são moradores da Baixada Fluminense e vão se expressar com suas obras nos muros do parque localizado entre os maciços da Pedra Branca e do Mendanha, situado no bioma da Mata Atlântica. O Parque Natural é um patrimônio ambiental que conta com uma grande área ecológica e de lazer para a população nilopolitana e moradores de cidades próximas.

Os artistas do grafite

Dante Urban é nilopolitano e já trabalhou em diversas intervenções de arte na cidade de

Imagem: Divulgação

Mesquita. Possui trabalhos para marcas importantes como a Rede Globo e a Nike. Em 2019 pintou a Rock District, no Rock in Rio, em parceria com outros artistas. No mesmo ano participou do Graffiti Fine Arte, em São Paulo, no Museu da América Latina. O evento é considerado o maior do segmento no Brasil.

Imagem: Divulgação

Já Priscila Rooxo, natural de Mesquita, traz nos traços da sua arte como ponto importante para valorização da autoestima da mulher periférica. Segundo a artista, o corpo é importante dentro dos espaços. Isso significa que a arte a fez sair de várias estatísticas comuns da classe social e da região como gravidez precoce, união conjugal prematura, falta de escolaridade, falta de recursos básicos, entre outros.

Luis Caio é o mais experiente do trio. Natural de Queimados, Caio representa a conexão entre os eixos temáticos da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente. Nos muros a temática será apresentada através de figuras humanas, caricaturas e/ou animais, com toques geométricos e traços fortemente demarcados nas obras. O artista possui criações em diversos pontos marcantes da Baixada Fluminense como Queimados, Nova Iguaçu e Nilópolis.

Serviço:

Programação

BAU

9:00 – Início do evento (ligar o som, ao comando de GizaDJ e ClovesDJ, e abrir inscrições para oficina)

9:15 – Abertura (com as Falas da produção e autoridades presentes)

9:30 Início da oficina de pintura e grafite com os artistas Dante Urban, Priscila Rooxo e Luis Caio

10:20 Fim da oficina

10:30 Início do show com a cantora rapper Pitty Rocha e o Rapper Owddy, com participação de bailarinos

11:00 Encerramento do evento

11:10 Volta dos DJs

12:00 Fim das atividades.

Arte na Natureza

 

Imagem: Divulgação

Comentários

Renan Xavier
Renan Xavier
Jornalista, Colunista deste portal, produtor de Rádio e TV e produtor e coordenador de produções na Real Mídia Produtora. Apresentador no Sistema Real de Rádios: Rádio Play, Rádio Mirandela Fm, Rádio Preferida FM, e outras rádio filiais, afiliadas e parceiras na rede. Técnico em TI, audio/ som e sites.

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img