29 C
Rio de Janeiro
sábado, fevereiro 24, 2024
CasaNotíciasRio de JaneiroDrª Vanessa Jaccoud fala sobre o preconceito e o crescimento de doenças...

Drª Vanessa Jaccoud fala sobre o preconceito e o crescimento de doenças de causas emocionais

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Retorno ao trabalho híbrido e os desafios pós-pandemia agravaram os quadros de saúde mental.

A especialista em Psicossomática Drª Vanessa Jaccoud aponta que a relação entre doenças físicas e emocionais é bastante comum. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) mostrou o agravamento de quadros de saúde mental dos pacientes com a pandemia e com o retorno ao trabalho híbrido.  Mas por que ainda existe preconceito contra doenças que têm causas emocionais e não físicas? Como as empresas devem lidar com o trabalho híbrido e os desafios pós-pandemia?

O significado literal de preconceituar, preconceber é adotar opinião induzida por preconceito ou sem o conhecimento adequado do assunto. Doença é doença, seja ela emocional ou física.

“Creio que embora estejamos cada vez mais compreendendo o ser humano de uma forma total e holística, ainda hoje exista uma pequena parte de pessoas e cientistas que insistem em reduzir o ser humano somente ao ambiente físico”, diz a psicossomatista Vanessa Jaccoud.

A própria Psicossomática ilumina a ideia do ser humano composto por sistemas distintos, porém integrados na grande composição do que somos, bem como do que adotamos como padrão/crenças, seja na saúde quanto na doença. As pessoas anseiam por razões simples que possam explicar as complexidades do humano.

É real o processo de comunicação mente-corpo, existe um percurso natural que elenca tudo o que é próprio do humano e nos sujeita a um funcionamento psicofísico conjunto. Não somos somente corpo, nem tão pouco só uma mente, somos a soma de tudo o que nos sustenta, de tudo o que nos envolve de forma bio, psico, sócio, cultural e espiritual.

Somos o todo e não somente as partes. A afetação mental, psicoemocional pode e deve ser encarada como uma demanda de cuidados e não como estigma de loucura, como alguns ainda pensam. Buscar tratamento com um profissional da saúde mental para um mal estar psicológico, emocional ou até mesmo prevenir nossa dimensão psicológica de danos futuros é beneficiar não somente um, mas todos os outros sistemas que nos constituem enquanto humanos que somos.

 

Instagram: @dravanessajaccoud

Comentários

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img