No mês da independência do país, ainda há aqueles que precisam de impulso para de libertar e se empoderar mais. Com o objetivo de valorizar a memória cultural, identidade, gênero e refletir sobre trabalho, acontece no próximo dia 04/09 (domingo) o encontro ‘As Josefinas, Trabalho, Cultura e Memória, Mulheres e Sabenças’, em Campo Grande, zona oeste do Rio.
“Queremos falar e construir empreendedorismo feminino e periférico, cultura, memórias e sabenças com as mulheres e toda população de nossa região e convidar as demais localidades a fazer o caminho do centro para a zona oeste, entendendo que de nossa região nasce as potências“, destaca Aira Nascimento, fundadora da As Josefinas Colab, casa de inovação social para mulheres, e organizadora do evento.
A proposta do evento é ser uma grande roda no quintal com múltiplas atividades conduzidas por artistas e produtores culturais da região. O evento começa às 10h com a abertura do evento e da exposição Mimos BantuNagô com quadros e pinturas que unem técnica, representatividade e traz a simbologia dos orixás. Na sequência, a apresentação dança afro com a Cia. Backer.
Sobre a Programação
Ao longo de todo o encontro, o público vai poder conhecer os produtos criados por mulheres empreendedoras da zona oeste carioca selecionadas para participar do evento. Elas recebem barraca, ajuda de custo e mentoria de negócio com especialistas da As Josefinas.
As crianças também terão vez no evento. Às 14h acontece contação de história infantil Ashanti, com a autora com a Tais do Espírito, e leituras de trechos dos livros Tinha que ser Preto e Livro Nego.
Na sequência (15h), a roda de conversa provoca a discussão sobre ‘Trabalho, Cultura e Memória, Mulheres e Sabenças’ com a presença de Tatiane Henrique, atriz, contadora de histórias, diretora, educadora e escritora; Talita Peixoto, fundadora do Clubinho Preto; Marcele Oliver, escritora, ativista e idealizadora do projeto Avança Nega; Renato Noguera, filósofo, escritor e palestrante; e Katiúcha Watuze, especialista em comunicação antiracista.
As mães da zona oeste terão a oportunidade de fazer seu retrato no projeto InsideOut Project- “Mãe: Um Retrato”, o Caminhão Fotográfico que traz impressoras para a rua para que o público participe instantaneamente e de forma gratuita. A proposta é expressar a identidade cultural em espaços públicos, em diferentes estados brasileiros. Agora chegou a vez de Campo Grande abrigar a iniciativa.
Às 16h, Olubayo Educação, de Mariane Diaz, traz brincadeiras de quintal para crianças. O encerramento fica por conta do grupo de maracatu Baque de Mulher.
As Josefinas Colab é uma casa de inovação social e formação empreendedora de mulheres da periferia e espaço cultural de resgate cultural. Localizada em Campo Grande, zona oeste do Rio, ela promove eventos, cursos, oficinas e outras atividades para potencializar o empreendedorismo periférico na região.
Este encontro foi contemplado pelo Programa de Fomento à Cultura Carioca, o FOCA 2022 e, terá entrada gratuita.
O evento será feito das 10 ás 17hs ,na Rua Cabiúna, 1241, Campo Grande, que fica próximo ao Estádio Italo del Cima e do Terminal Brt Campo Grande.
Comentários