30.2 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, fevereiro 22, 2024
CasaEditoriasCultura / Artes100 anos do Rádio no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

100 anos do Rádio no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Data:

Notícias relacionadas

De Piaf a Elis: música e dança flamenca no cinema

O espetáculo-filme "De Piaf a Elis: música e dança...

Viviane Araújo esbanja simpatia no camarote Inimigos do Fim

Neste Carnaval 2024, Viviane Araújo é Rainha do camarote...

Orientações indispensáveis para curtir o carnaval com saúde

À medida que o carnaval se aproxima, a expectativa...

Filme brasileiro premiado na Europa será lançado no Rio

O cinema inegavelmente é uma das mais importantes manifestações...
spot_imgspot_img

No dia em que se comemora a independência do Brasil, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro serve de palco para uma grande festa: os 100 anos do Rádio! E foi neste templo da música erudita que aconteceu, há um século, a primeira transmissão de Rádio com O Guarany, de Carlos Gomes. Em 2022, no dia 07 de setembro, duas Orquestras se apresentam no Municipal do Rio: a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal e a Orquestra Sinfônica Nacional.

“É um marco histórico para essa casa secular celebrar o centenário do Rádio em nosso palco, nessa linda parceria com a EBC e em uma data tão emblemática como o 07 de setembro. Será uma noite muito especial, com um programa primoroso apresentando obras de Carlos Gomes e Heitor Villa-Lobos” – celebra a Presidente da Fundação Teatro Municipal, Clara Paulino.

O Presidente da EBC, Empresa Brasil de Comunicação, Glen Valente destaca a importância desta comemoração:

“A primeira transmissão de rádio feita em 1922, a partir das estações instaladas no Rio de Janeiro, então capital federal, revolucionou a comunicação e a cultura brasileira. Hoje, o veículo mantém sua relevância e permanece em constante transformação. Ao integrarem o território nacional pela informação, boa música e veiculação de utilidade pública, as emissoras de rádio geridas pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) escrevem sua história junto com a própria história das transmissões radiofônicas no país”.

Foto: Daniel A. Rodrigues.

O Diretor Artístico do Theatro Municipal, o tenor Eric Herrero que também vai se apresentar na data, enaltece esta parceria:

“A celebração do centenário do rádio não poderia acontecer em outro palco que não fosse o Theatro Municipal do Rio de Janeiro! Dele foi feita a primeira transmissão, em 7 de setembro de 1922. Toda a Cinelândia pôde ouvir a ópera O Guarani, de Carlos Gomes, naquela data histórica! Agora, 100 anos depois, em parceria com a EBC, nossa OSTM volta a executar trechos desta ópera brasileira para todo o país e para o mundo, graças à internet! É uma alegria enorme para todos nós poder contribuir para a viabilização e execução de tão importante festa desse veículo de comunicação que nos acompanha e ajuda no desenvolvimento da sociedade!”.

 

Serviço:

 

100 Anos do Rádio – OSTM & OSN.

Data: 07 de setembro – quarta-feira.

Horário: às 19h.

Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Endereço: Praça Floriano, s/nº – Centro.

Realização Institucional: EBC, Rádio MEC, Fundação Teatro Municipal, Associação dos Amigos do Teatro Municipal.

Ingressos: gratuitos através do site da Imply.

Classificação: livre.

Comentários

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img