20 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, julho 19, 2024
CasaEditoriasCultura / ArtesProjeto Circolar nas suas comunidades

Projeto Circolar nas suas comunidades

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

CIRCOLAR oferece espetáculos e oficinas gratuitas para comunidades tradicionais em m Itaguaí, Mangaratiba, Rio Claro e Piraí

Neste fim de semana em Mangaratiba, acontece o Projeto Circolar patrocinando pelo Instituto Cultura Valem, com espetáculos de arte circense, oficina de danças tradicionais e roda de conversa e, é, realizado com a produção do grupo ‘Circo turma em cena’ e tem como objetivo de contribuir para o fortalecimento da identidade de comunidades tradicionais.
Hoje (20) aconteceu a programação cultural nas comunidades do Quilombo de Santa Justina e Santa Izabel e amanhã (21) é a vez da comunidade do Quilombo da ilha da Marambaia receber o projeto.
A realização dessa programação traz o fortalecimento da identidade das comunidades tradicionais (quilombolas, rurais e caiçaras) e desenvolve a conscientização da preservação ambiental e patrimonial através do entretenimento.
No primeiro semestre do ano o projeto ‘Circolar ‘ passou pelos municípios de Pirai , Rio Claro e Itaguaí, visitando as comunidades locais das cidades. Já, nesse segundo semestre, o ‘Circolar ‘pretende trabalhar o contexto histórico da região de cada comunidade na época da independência do Brasil.

Imagens: Gilson Moreira

Tamyres Anselmo, é uma das colaboradoras do projeto e atua com a função ‘Palhaça’ conta que tem sido encantador conhecer esses lugares e encontrar pessoas através do seu trabalho ” Tem sido tão encantador poder conhecer esses lugares, encontrar essas pessoas através da palhaçaria, da arte, educação, do resgate de danças tradicionais dessas comunidades e das suas histórias. A gente tem promovido a cultura e as trocas , levando nossos sabores e conhecendo outros sabores ” disse Tamyres, a Palhaça Noenice do Projeto Circolar.
Outro objetivo dessa ação solidária é criar uma coletânea de tudo que foi ouvido nas comunidades visitadas com um diário de viagens contendo ilustrações e histórias de cada localidade, sendo assim, as comunidades possam uma conhecer a outra.
A programação é gratuita é vai das 9h até às 12h.

Comentários

Ronaldo Ricardo
Ronaldo Ricardo
Estudante de jornalismo pelo 'Centro Universitário Unicarioca 'e estagiário do Portal 'RJ4'. Realizei alguns trabalhos nos portais 'Portal D' favela' e 'Lorena.r7.com '. Sou fascinado pela comunicação e suas diferentes formas. Acredito que o jornalismo é um importante instrumento para defesa da democracia e dos direitos humanos.

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img