24 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, maio 20, 2024
CasaColunas:Cuidados com pés diabéticos

Cuidados com pés diabéticos

Publicado em:

spot_imgspot_img

O diabetes mellitus é uma doença muito discutida em saúde pública, entretanto algumas consequências mediante a sua complicação clínica precisam ser pontuadas, o pé diabético é um quadro clínico no qual muitas vezes leva a amputação do pé ou até mesmo a perna do indivíduo

O paciente diabético precisa ficar atento a qualquer sinal nos pés, como frieiras, bolhas, ferimentos e calos, os cuidados envolvem secar os pés com cuidado após o banho, manter a pele hidratada, utilizar meias de algodão e sapatos fechados. A higienização dos pés é de grande importância como forma de reduzir chances de complicações clínicas.

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) alerta que o principal motivo que leva a essas amputações é a falta de cuidados com a doença, a causa mais comum para amputações de pés e pernas com cerca de 60%. Em 85% dos casos, o problema aparece como uma ulceração nos pés, ou seja, uma lesão nos tecidos, que pode ser tratada. O diabetes causa perda da sensibilidade, e os ferimentos podem evoluir para o chamado pé diabético, chegando aos casos graves de gangrena que necessitam de amputação.

O Brasil registra a marca de 43 amputações de membros inferiores por dia, decorrentes de complicações da doença, atualmente mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença.

 

Prevenção:

É realizada com a prática de hábitos saudáveis, controle da glicemia (consumindo diariamente verduras, legumes e frutas; controlando o consumo de carboidratos; usando a medicação de forma correta); reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras; parar de fumar; praticar exercícios físicos regularmente e manter o peso controlado.

 

É muito importante o autocuidado com os pés, para a diminuição da ocorrência de lesões. Fique atento!

Não deixe de cuidar da sua saúde, procure um podólogo e um nutricionista.

 

 

*** A coluna de hoje foi escrita com a colaboração da Podóloga Viviane Farias.

Comentários

Vinicius Oliveira
Vinicius Oliveira
Nutricionista e Professor - Pós-graduado em nutrição esportiva, Pós-graduado em fitoterapia, Pós-graduado em gestão de alimentação

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Veja mais nas colunas

spot_img