24 C
Rio de Janeiro
domingo, junho 16, 2024
CasaCultura / ArtesCarnavalSeis Sambistas e Um Funeral, isto é Carnaval

Seis Sambistas e Um Funeral, isto é Carnaval

Data:

Notícias relacionadas

Mocidade realiza aula prática com alunos universitários durante feijoada

Recentemente, tema em sala de aula, a Mocidade Independente...

Máquinas de capturar pelúcias ganham cada vez mais fãs

Ícone dos anos 1990, as máquinas de capturar pelúcia...

Artigo: Como prevenir incidentes durante o comissionamento fotovoltaico

Imagine que durante a execução de um serviço de comissionamento em...
spot_imgspot_img

Era uma vez um torcedor apaixonado que morria após o campeonato e, num céu azul e branco, da cores do seu manto, ele via e convivia com todos os baluartes imortais de Madureira... Ficção? Cinema? Não é o videoclipe da Portela

Nem o mais apaixonado portelense imaginaria tamanha ousadia. Conhecida como uma da agremiações mais tradicionais do carnaval carioca, a azul e branca é cenário para o mais inusitado e irreverente videoclipe da história dos sambas concorrentes.

Que o samba é uma fábrica de ilusões misturada a realidade todos já sabíamos, mas a temporada 2022/2023 virou do avesso esse contexto tudo por causa de Valtinho Botafogo e sua parceria. A equipe do RJ4 tomou ciência da repercussão nas redes sociais do samba criado por eles e foi conversar com os compositores para conhecer toda a história.

A multicampeã Portela fará 100 anos e contará a história do seu centenário na Marques de Sapucaí. Todos os sambas estão sendo amplamente divulgados, já que dia 14/08 se inicia sua Disputa de sambas concorrentes. Porém os memes na internet e figurinhas criadas por torcedores da escola provam que um samba ganhou o mundo.

Memes espalhados pela web- enviados via whatsapp

   Em uma noite divertida de bate papo com Valtinho, um dos compositores, descobrimos os segredos deste videoclipe.

“Como todo compositor, a gente se reuni para escrever o samba. Durante a criação surgiu a ideia de teatralizar. O samba é em primeira pessoa (.. Parti feliz..) então nada melhor que começar com uma cena que eu passo mal. Logo fica a dúvida, eu morri ou é um sonho? “- relata ele rindo.

O video que levou três dias para ser gravado, teve a dupla participação do querido intérprete da Unidos do Viradouro Zé Paulo Sierra que além de ser o defensor oficial do samba ao lado de Diego Nicolau e Guto, também foi o roteirista do hilário clipe.

Ze Paulo acompanhando a edição- Arquivo Pessoal

Vendo as imagens do videoclipe não tem como não rir e aplaudir a genialidade da criação.

Achar atores parecidos com os baluartes da escola como Paulo da Portela, Dona Dôdo, Clara Nunes foi outra grande sacada da parceria para conquistar o público.

O receio foi grande, porém os compositores Valtinho Botafogo, Beto Aquino, Phabbio Salvatt, Pecê Ribeiro, Rosinata Santana e D’Sousa deram asas a imaginação com o bom samba. Nas redes de vídeo, ele tem recebido comentários bem positivos.

Trechos retirados de uma das muitas páginas do youtube onde viralizou o video:

Perguntado sobre a reação da centenária agremiação, ele nos disse:

“Não tivemos nenhum tipo de reação negativa dos segmentos da escola. A maioria abraçou. Primeiro pela curiosidade em ver o video de tão comentado e, depois os elogios foram surgindo”. – comemora Valtinho.

As cenas mais comentadas com certeza foram as do animado velório fake, que segundo o compositor foi difícil ser gravada por ter que ficar deitado bastante tempo naquela situação. E o que os inesperados fãs não sabem é que esta referida cena gerou muitos erros de gravação e que eles mantem em sigilo guardadas. Será que vem mais um video por ai?

De uma coisa temos certeza, campeã ou não, essa parceria já entrou para os anais do carnaval como a mais criativa e,promete alucinar a quadra portelense na primeira eliminatória neste domingo dia dos pais. Spoiler? Não conseguimos arrancar deles, porém pedem a quem puder que vá porque será uma apresentação jamais vista na história do carnaval.

Ai, ai, já estamos curiosos. Vocês não? Recomendamos assistir o videoclipe todo para tentar descobrir.

É meu caros leitores, a magia do Carnaval 2023 começou cedo. Façam suas apostas. Aproveitem essa fase gostosa das disputas de sambas.

Sobre Valtinho e companhia, o Portal RJ4 só tem a dizer que vocês reescreveram a história da Portela de forma divertida, emocionante e totalmente inesperada. Aplausos aos artistas da folia.

 

Comentários

Cristiane Braga
Cristiane Braga
Coordenadora da Redação do Portal RJ4,Jornalista ,Produtora de Eventos,Tv e Rádio, Cris é uma carioca apaixonada pela profissão e pelo Carnaval. Atua no setor desde 1994, quando tinha apenas 15 anos e descobriu sua vocação. Formada desde 2001 pela UGF como Bacharel em Comunicação Social. Além dos afazeres jornalísticos, ela é Manager da Cris Mattos Assessoria de Comunicação

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img