21.5 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, junho 20, 2024
CasaEditoriasEducaçãoPrefeitura entrega notebooks para os vencedores da 1ª Olimpíada Carioca de Matemática

Prefeitura entrega notebooks para os vencedores da 1ª Olimpíada Carioca de Matemática

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Alunos também vão ganhar uma viagem para Disney e Nasa

O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Educação, Antoine Lousao, começaram a entregar os notebooks aos 291 alunos vencedores da 1ª Olimpíada Carioca de Matemática (OCM), nesta quinta-feira (04/08), no Aterro do Flamengo. Além disso, esses estudantes vão ganhar uma viagem para a Disney e a Nasa, nos Estados Unidos. A OCM 2021 contou com a participação de 200 mil alunos do 2º ao 9º ano do ensino fundamental e Carioca II, selecionados após duas provas elaboradas em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). 

Os dez primeiros alunos e as dez primeiras alunas do 2º ao 9º ano também foram premiados com um curso de programação, cedido pela Codebuddy, e de inglês, no Edify Education. Foram distribuídas ainda medalhas de ouro, prata e bronze e menção honrosa para os participantes.  

–  A Olimpíada de Matemática foi um grande acerto da rede municipal de ensino. Estimula uma área importante e mostra uma capacidade enorme da nossa rede. Estamos premiando aqueles que tiveram a melhor pontuação. Está todo mundo ganhando computador e os vencedores também vão viajar para a Disney e a Nasa. Buscamos oferecer oportunidades iguais, essa garotada pode chegar muito longe. É a força do exemplo, mostra que um estudo extra pode significar uma mudança importante na vida – afirmou o prefeito Eduardo Paes. 

A iniciativa, pioneira entre as redes públicas de ensino no Brasil, reforça o engajamento dos estudantes na aprendizagem da Matemática, cuja melhoria dos resultados é um dos objetivos centrais para a secretaria. 

–  O Rio é a cidade da Matemática. Hoje é um dia para comemorar e reconhecer esses jovens. Essa premiação tem dois sentidos: primeiro, é um estímulo ao talento das nossas crianças que se destacam nessa disciplina; e tem também o valor de exemplo, queremos estimular a aprendizagem da Matemática na rede como um todo – disse o secretário de Educação, Antoine Lousao. 

Professores e diretores das escolas em que os alunos tiveram melhor desempenho também serão premiados com uma viagem de formação na Universidade de Columbia, em Nova York.   

A segunda edição da Olimpíada Carioca de Matemática já está em andamento nas unidades escolares, com a primeira fase concluída em junho, e o encerramento da segunda fase previsto para outubro.   

 

Programa Altas Habilidades 

Além de medalhas, notebooks, cursos e viagens, todos os estudantes elegíveis na Olimpíada estão sendo convidados a participar do Programa Altas Habilidades, parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Instituto Helena Antipoff, Instituto Apontar, Stone, Alicerce Educação e Instituto Virgolim. 

O programa acontece em 11 polos padronizados, em cada uma das Coordenadorias Regionais de Educação. Até o momento, foram identificados traços de altas habilidades em 144 alunos da rede. A formação ocorre seguindo calendário escolar com aulas presenciais de três horas, cinco dias na semana. Com a chegada dos campeões da Olimpíada de Matemática, o programa fica perto de alcançar a meta de fechar o ano com 250 alunos. 

Comentários

Renan Xavier
Renan Xavier
Jornalista, Colunista deste portal, produtor de Rádio e TV e produtor e coordenador de produções na Real Mídia Produtora. Apresentador no Sistema Real de Rádios: Rádio Play, Rádio Mirandela Fm, Rádio Preferida FM, e outras rádio filiais, afiliadas e parceiras na rede. Técnico em TI, audio/ som e sites.

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img