27.2 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, março 4, 2024
CasaNotíciasRegião Norte FluminenseA Sétima Arte esta chegando em Itaocara

A Sétima Arte esta chegando em Itaocara

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Obras do primeiro cinema de Itaocara estão em andamento

O Cinema há décadas é uma das manifestações culturais mais democráticas e diversificadas do mundo. É um mundo paralelo onde cultura, verdade, ficção e emoção se fundem numa tela.

Seria maravilhoso se todos os lugares do mundo tivessem pelo menos uma sala de exibição, mas na realidade não funciona assim. Algumas cidades do Brasil não tem acesso a aquela que é chamada de “a sétima arte”. Itaocara até então não tinha sua própria sala. A partir deste mês de agosto tudo mudará. A cidade é um dos cinco municípios fluminenses contemplados pelo programa Cine+.

Democratizar a sétima arte a partir da construção de salas cinematográficas em cidades de até 250 mil habitantes é o objetivo dos criadores do Cine +.

As salas terão programação voltada para filmes autorais brasileiros ligados principalmente aos direitos humanos e à educação. Elas poderão ser usadas como espaços multiuso, atendendo a comunidade em ações formativas e sendo um local para receber apresentações das mais diversas linguagens artísticas. Todas as salas promoverão pelo menos 1440 sessões de cinema por ano e, para além das exibições, o programa promoverá uma capacitação técnica e artística para 120 jovens exibidores, sendo 20 por cidade, que serão formados em Exibição Cinematográfica Independente.

O Cine + é uma realização da Quitanda Soluções Criativas, do Instituto BR e da Marco Zero com patrocínio da Enel e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, produção executiva da Cinco Elementos Produções e o apoio institucional das prefeituras de Itaocara, Casimiro de Abreu, Cabo Frio, Guapimirim, Paraty e Itapipoca.

“A importância do Cine+ para Itaocara não tem medida. É algo muito esperado por todos nós, que estamos com uma expectativa muito grande”, disse José Eduardo de Araújo, Secretário Municipal de Cultura, Turismo e Urbanismo. “Vai ser a grande obra do momento aqui na cidade. Isso vai alavancar a nossa cultura e as nossas atividades, que sem dúvidas serão fortalecidas por essa iniciativa.”

As obras estão em andamento desde 24 de junho deste ano, com previsão de término para o final deste mês.

Comentários

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img