24.3 C
Rio de Janeiro
sábado, junho 15, 2024
CasaRegião MetropolitanaBaixadaConsultas Ginecológicas gratuitas em Nilópolis

Consultas Ginecológicas gratuitas em Nilópolis

Data:

Notícias relacionadas

De Nilópolis para o mundo

Nilópolis tem vocação para revelar talentos e com as...

Drogaria Venâncio promove semana da saúde

Em celebração ao Dia Mundial da Imunização (9/6), a...

Nilópolis inaugurou área para jogo de futmesa

Crianças, jovens e adultos que frequentam a Vila Olímpica...

Escola Móvel Pet do Senac RJ chega a Nilópolis

A iniciativa, de 16 a 28 de junho, é...

Dia do Meio Ambiente: impacto do lixo urbano na fauna e flora

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5...
spot_imgspot_img

Sesc Saúde Mulher realiza atendimento gratuito com apoio do Sus

Uma cidade onde a maior parte da população feminina esta entre 30 a 54 anos (dados IBGE), Nilópolis se enquadrava no perfil de vulnerabilidade e carência de atendimento a mulher. Desde o dia 13 de junho vem sendo realizado em uma unidade móvel do Sesc atendimento gratuito as moradoras deste município.

O projeto Sesc Saúde Mulher é uma iniciativa do Sesc RJ composta por ações diagnósticas e terapêuticas para prevenção de agravos e promoção, manutenção e recuperação da saúde. Atualmente, o  programa tem como foco a ampliação da assistência de saúde no estado do Rio de Janeiro.

Por meio da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, a instituição consegue estar em locais em que não há unidade fixa do Sesc RJ, como em bairros da cidade do Rio de Janeiro e diversos municípios do estado do Rio. A iniciativa soma-se ao esforço da saúde pública de prover o rastreamento dos cânceres de colo uterino e de mama, tendo como público preferencial mulheres em condição de vulnerabilidade social e baixo acesso aos serviços do SUS.

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, que foi reformada e voltou a operar em 2019, conta com 2 amplos espaços distintos e é equipada com moderna tecnologia para exames de mamografia e de prevenção do câncer de colo de útero. Trata-se de um caminhão dividido em duas salas: uma equipada com um mamógrafo, onde é realizada a mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos. A segunda conta com uma cama ginecológica para coleta para exame preventivo (papanicolau) em mulheres de 25 a 64 anos. Os exames são feitos de forma gratuita a partir do cadastro no SISREG, sistema do SUS que regulamenta os encaminhamentos de exames.

Quando a Unidade chega nos bairros e municípios leva também ações de educação participativa em saúde com toda a família e pessoas interessadas da comunidade e entorno.

O atendimento continuará todos dos dias dás 8 ás 17h em Nilópolis até o dia 13 de outubro deste ano.

O Parque de Eventos fica na R. José Martins, 99, bairro Frigorífico, Nilópolis .

Comentários

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img