O número doze pode ter vários significados: Dois times de voleibol, um número da sorte ou netos.
A carioca Estela Maris da Silva(55) moradora do bairro de Santa Rita(Nova Iguaçu) foi num período de 16 anos avó doze vezes.
A risonha e jovem vovó conversou com nossa reportagem e abriu o coração e o baú de memórias nesta data tão importante.
Avós são mães com açúcar. Quem nunca ouviu esta frase?
Os avós fazem parte de 9 entre 10 lembranças boas da nossa infância e através deles obtemos carinho, apoio e verdadeiros amigos. Partindo desse lema Estela cuida das filhas e netas que vivem todos no mesmo quintal que ela.
Vinda de uma família mineira de muitos irmãos, Estela sempre se acostumou a ter a casa cheia só nunca imaginou que suas filhas seguiriam o legado dos avós (pais de 7). Inclusive ela conta que imaginava ser avó mais velha, fato que ocorreu oficialmente aos 39 anos.
A creche da vovó Estela ( como é conhecida carinhosamente pela família) é um mundo de diversão, guloseimas (ela ama cozinhar) e cuidados. Nenhum neto fica sem atenção, sem a supervisão diária dessa zelosa matriarca.
Estela foi casada com José Luiz, pai de Tatiane, sua enteada. Com esse casamento ela ganhou os netos do coração Rômulo(20) e Cauã (18).
Ja ambientada ao papel de avó, em 2006 foi surpreendida pela filha Lais com o nascimento de Pablo(15). E daí não parou mais, pois um ano depois veio Marcelly(14) filha da sua caçula Isabela. Em seguida Jéssica (13), Larissa (12) Kevin (11 – completados hoje), Sophia(9), Pedro(8), Melissa (6), Arthur(3) e Safira (2).
Perguntada se ao mudar de mãe pra avó sua vida mudou ela relata:
“Não mudou muita coisa. A educação é a mesma, os conselhos, cuidados, a atenção que dou a eles acho que é diferente. Trabalhava muito e não tinha tempo para curtir minhas filhas. Poder fazer parte da vida e do dia a dia dos meus netos é um privilégio grande. Nenhum é mais importante que o outro. Todos são amados iguais e me dão muito orgulho”.
Estela atualmente vive com o esposo Assis, no mesmo bairro de Nova Iguaçu onde sua grande e linda família é muito conhecida por ter sido um dos primeiros a se mudar para lá. Quituteira de primeira ela aproveita a ajuda dos netinhos para fazer festas e eventos pela região, deixando assim a maior parte do seu tempo para curtir eles.
“Meus netos são milagres na minha vida. Não importa as dificuldades que tivemos com alguns ( Pablo, Sophia e Safira foram partos complicados), não importa as lágrimas e sacrifícios, saber o quanto eles me amam é gratificante. São crianças muito especiais que preenchem minha vida” – conta a emocionada avó.
A história dessa simpática avó é como a de muitas famílias, onde não interessa a quantidade só o amor que sentem uns pelos outros.
Um.. dois.. cinco… doze.. não importa. Esse é um exemplo de que dificuldades não são motivos para se ter uma grande, alegre e linda família.
Feliz Dia dos avós para todos!!