27.2 C
Rio de Janeiro
domingo, fevereiro 25, 2024
CasaEditoriasEsporteLusa entra em campo para alertar sobre doença rara

Lusa entra em campo para alertar sobre doença rara

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Time paulista busca conscientizar sociedade sobre o diagnóstico precoce e o cuidado adequado da PAF-TTR

Hoje 24 de julho, às 16 horas, o time da Portuguesa  entrará no estádio do Canindé para disputar a Copa Paulista e dar visibilidade à doença. A equipe de raízes lusitanas foi escolhida porque a PAF-TTR foi descrita inicialmente em Portugal.

No mundo, estima-se que há cerca de 50 mil pessoas com Polineuropatia Amiloidótica Familiar relacionada à transtirretina, mais conhecida pela sigla PAF-TTR, uma doença genética rara e progressiva, associada ao depósito de fibras proteicas denominadas amiloides nos tecidos, mudando suas estruturas e funções. Com o objetivo de alertar a sociedade para o diagnóstico precoce e a urgência de cuidados multidisciplinares, foi lançada a campanha de conscientização Antes Que A PAF Me Pare, que tem o time paulistano Portuguesa como um dos parceiros. A campanha foi desenvolvida pela PTC Therapeutics.

 

Sintomas e locais onde a PAF ataca

 

A Polineuropatia Amiloidótica Familiar (PAF-TTR) também conhecida como Amiloidose hereditária por transtirretina com Polineuropatia. Essa doença genética é rara e progressiva e, que afeta indivíduos adultos. O nome polineuropatia sugere uma enfermidade que acomete diversos nervos. É chamada de amiloidótica por seu dano estar associado ao depósito de fibras proteicas denominadas amiloides, o que impacta a estrutura e a função desses tecidos.

Sobre o Jogo

 

Portuguesa de Desportos, comandada pelo técnico Sérgio Soares, está na vice-liderança do Grupo C da Copa Paulista e joga hoje ás 16hs com o EC São Bernardo.

Para o treinador, são os detalhes que farão diferença na campanha da equipe na competição. É pensando nas pequenas coisas que Sérgio Soares tem trabalhado nesta semana, visando o confronto importante desta tarde.

Comentários

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img