21.5 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, junho 20, 2024
CasaColunas:Xaropes caseiros

Xaropes caseiros

Publicado em:

spot_imgspot_img

Muita gente com o congestão nasal e pulmonar e com as constantes mudanças climáticas, adultos e crianças manifestam os sintomas das vias respiratórias.
A melhor maneira é a prevenção,mas os remédios caseiros podem aliviar bastante e até curar a constipação,tosse , catarro e coisas.
Deixo aqui alguns xaropes Caseiros deliciosos que podem até ser tomado misturando o chá com o suco (suchá) pra quem é intolerante a chá.

Remédios caseiros para Tosse

1. Tosse seca

Para tratar a tosse seca, um ótimo remédio caseiro é o chá de gengibre com limão, que possui propriedade anti-inflamatórias, ajudando a reduzir a irritação da garganta e dos pulmões, além de descongestionar as vias aéreas e aliviar a tosse seca.

Esse chá também pode ser utilizado como remédio caseiro para tosse em crianças, pois não apresenta efeitos colaterais.

Ingredientes​

140 g de raiz de gengibre;
Suco de 2 limões;
½ litro de água.
Modo de preparo

Para preparar este remédio deve-se ferver o gengibre e a água em fogo brando até que a mistura fique reduzida a metade do volume inicial e depois desligar o fogo, coar e juntar o suco dos limões. Para adoçar pode ser adicionada 1 colher de chá de mel.

Deve-se tomar 1 colher de sopa deste chá a cada 4 horas, enquanto a tosse persistir. Saiba como acabar com a tosse seca.

2. Tosse no bebê

A tosse do bebê pode ser controlado por meio do uso de alguns remédios caseiros, como o xarope de cenoura e o chá de cascas de cebola, por exemplo. Para fazer o chá, é preciso colocar as cascas de 1 cebola grande em 500 mL de água e deixar ferver. Em seguida, coar e oferecer ao bebê em pequenas quantidades quando estiver morno.

Outra dica é colocar algumas gotas de soro fisiológico no nariz do bebê antes de mamar e limpar o nariz com um cotonete próprio para bebês, o que também ajuda a aliviar a tosse. Confira outras dicas para combater a tosse no bebê.

3. Tosse com catarro

Uma opção de remédio caseiro para tosse com catarro é o suco de guaco com cenoura, pois possui propriedades broncodilatadoras e expectorantes, ajudando a eliminar o excesso de catarro e permitindo respirar melhor. Além disso, ao adicionar a hortelã-pimenta ao suco, obtém-se a propriedade anti-inflamatória, que reduz as crises de tosse, principalmente nos casos de gripe, bronquite ou asma.

Ingredientes

5 folhas de guaco;
1 cenoura;
2 ramos de hortelã;
1 colher de chá de mel.
Para fazer o suco, basta misturar no liquidificador as folhas de guaco, a cenoura e or ramos de hortelã. Depois, coar e adoçar com 1 colher de chá de mel e beber 20 mL do suco várias vezes ao dia.

Outra ótima opção de remédio caseiro para tosse com catarro é o xarope de cebola e alho, que possui propriedades expectorantes e anti-sépticas, ajudando a liberar o catarro e fortalecer o sistema imune. Saiba como preparar esse xarope e outros remédios caseiros para tosse com catarro.

4. Tosse alérgica

Para aliviar a tosse alérgica, é possível utilizar algumas plantas medicinais, como a urtiga, rorela e tanchagem, por exemplo, pois tem propriedades calmantes, aliviando o desconforto na garganta e, consequentemente, a tosse.

Para fazer o chá de urtiga, por exemplo, é necessário colocar 1 colher de sopa de folhas de urtiga em 200 mL de água e deixar ferver por 5 minutos. Em seguida coar, deixar esfriar e beber duas xícaras por dia. Caso haja necessidade, pode-se adicionar 1 colher de mel para adoçar.

Comentários

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Veja mais nas colunas

spot_img