Balões aparentam ser inofensivos quando olhamos para o céu, mas apenas parecem. Com a chegada dos festejos juninos essa prática torna-se mais comum. Esses objetos trazem grandes preocupações para os setores de distribuição e transmissão de energia. Pois além de sua soltura ser crime, previsto no Código Penal, o contato de balões com a fiação elétrica causa interrupção no fornecimento de energia podendo provocar incêndios e colocar em risco a vida das pessoas.
Em todo ano de 2022, a Light já teve registros expressivos dessa prática criminosa. Até a primeira semana de junho deste ano, a companhia registrou três ocorrências de balões em toda a sua rede elétrica (nas linhas de transmissão e distribuição). Essas ocorrências deixaram 6.162 clientes da empresa com o fornecimento de energia prejudicado.
A Light registrou ainda várias outras quedas de balões nas redes ou nas proximidades, que só não causaram interrupções no fornecimento de energia porque os objetos foram retirados por operações estratégicas e complexas, feitas por profissionais devidamente capacitados para o serviço.
Em geral, os balões têm armações de metal ou transportam estruturas, também conhecidas como cangalhas, que ao entrar em contato com a rede elétrica causam falta de energia e danos a equipamentos.
A empresa pede para que o cliente, ao perceber qualquer anormalidade com balões na rede elétrica da Light, avise imediatamente à companhia através do Disque-Light (0800 021 0196). E para denunciar pessoas que soltam, fabricam, vendem ou transportam balões, procure o Disque-Denúncia no telefone (21) 2253-1177.