26 C
Rio de Janeiro
terça-feira, fevereiro 27, 2024
CasaEditoriasEsporteCidade Integrada: Muzema ganha base do Samu e nova quadra de esportes

Cidade Integrada: Muzema ganha base do Samu e nova quadra de esportes

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Governador Cláudio Castro esteve na comunidade carioca nesta terça-feira para a inauguração dos equipamentos

O governador Cláudio Castro inaugurou, na manhã desta terça-feira (21/06), uma base operacional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e uma nova quadra esportiva na Muzema, no Itanhangá, Zona Oeste do Rio. A comunidade faz parte do Cidade Integrada, criado pelo governo do estado para retomar territórios e fornecer serviços públicos de qualidade à população. O Jacarezinho, na Zona Norte carioca, é a outra região beneficiada pelo programa.

O novo posto do Samu tem o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento na região de Jacarepaguá, na Zona Oeste da capital, que atualmente registra uma média de 2,9 mil chamadas por mês junto à Central de Atendimento de Chamadas do Samu (192).

– Ter o Samu perto, muitas vezes, é o que vai definir se o paciente vai sobreviver ou não. Por isso que essas bases são tão importantes para a população fluminense, e nossa ideia é criar postos operacionais em outros endereços. Estamos felizes por saber que esse serviço evoluiu bastante e que vidas estão sendo salvas – disse o governador Cláudio Castro.

A base operacional descentralizada do Samu na Muzema conta com atendimento 24 horas e funciona com duas motolâncias e duas ambulâncias (básica e avançada). A ambulância avançada tem como equipe um médico, um enfermeiro e um condutor, sendo habilitada para intervenções com equipamentos em casos graves. Já no veículo básico são realizados procedimentos de menor risco, com vítimas estáveis, sendo operado por um técnico de enfermagem e um condutor.

As duas motolâncias adaptadas para emergências diminuem o tempo e a resposta de atendimento à população. As equipes atuam em duplas, com um enfermeiro e um técnico de enfermagem. Os veículos poderão atingir áreas de difícil acesso na Muzema e também nas comunidades de Rio das Pedras e da Tijuquinha.

Outras bases descentralizadas do Samu começaram a operar, em abril, no Hospital Estadual Eduardo Rabello, em Senador Vasconcelos; e nas UPA de Jacarepaguá, Ricardo de Albuquerque, Campo Grande I, Bangu e Irajá. Foram prestados mais de 670 atendimentos desde o início das operações.

Nova quadra na Muzema

Muito esperada pelos moradores da região, a reforma da quadra de esportes da Muzema foi concluída. As obras incluíram nivelamento do piso, demarcação das linhas, pintura do piso, colocação do alambrado e de redes de proteção e de iluminação, entre outras melhorias. O investimento, de R$ 251.432,39, é proveniente da contrapartida social de projetos apoiados via Lei de Incentivo ao Esporte.

– O Cidade Integrada tem o objetivo de ajudar a melhorar a vida das pessoas. E oferecer esporte e lazer para essa população é compromisso do governo do estado. Sabemos que o esporte é uma importante ferramenta de inserção social e, por isso, estamos aqui hoje entregando esse equipamento para os moradores da Muzema – disse o governador Cláudio Castro.

Por meio do Programa Esporte Presente, serão oferecidas aulas de futsal, ginástica funcional e localizada, além de atividades para a terceira idade. As aulas acontecem nos turnos da manhã, tarde e noite, de segunda a sexta-feira, para todos os públicos.

Comentários

Renan Xavier
Renan Xavier
Jornalista, Colunista deste portal, produtor de Rádio e TV e produtor e coordenador de produções na Real Mídia Produtora. Apresentador no Sistema Real de Rádios: Rádio Play, Rádio Mirandela Fm, Rádio Preferida FM, e outras rádio filiais, afiliadas e parceiras na rede. Técnico em TI, audio/ som e sites.

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img