Liderada por Pedro do Livro, a proposta é mostrar que a leitura faz a diferença e transforma a vida das pessoas.
“Um livro na mão pode ser a arma mais poderosa que uma pessoa pode portar” – Pedro do livro.
A leitura é a mola mestra na formação do ser humano. Quem lê tem a possibilidade de viajar para inúmeros lugares e viver em mundos diferentes, participando de experiências que vão além do mundo real, mas que dialogam com a realidade, o que permite aprendizados e reflexões profundas. E a Biblioteca A Casa Amarela chega para fazer a diferença: se tornar um espaço de convivência que vai buscar ser referência na leitura, principalmente para crianças e mulheres. Além de livros, será um local de trocas, de afeto e acolhimento – e que foi inaugurada em Anchieta, zona norte carioca, no dia 11 de junho, sob o comando de Pedro Gerolimich, idealizador do projeto.
O professor e escritor, também conhecido por Pedro do Livro, faz uma aterrissagem em terra firme e traz na bagagem muitos planos. O principal deles é o de levar o visitante a uma grande viagem na literatura, de um jeito que seja possível alcançar um novo mundo de quem tem sede de saber.
Com o apoio da Secretaria de Estado e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Central Única de Favelas, a Biblioteca vai funcionar também como ferramenta de transformação social, e mais, vai ser um cantinho aberto para quem não está acostumado ou sequer jamais vislumbrou estar num lugar assim. Na programação, atividades lúdicas e educacionais, oficinas literárias, reforço escolar, escrita criativa, aulas de inglês, leitura dramatizada, gastronomia, teatro e artes visuais.
“Esse projeto vem se desenhando na minha cabeça, desde o inicio da retomada das atividades presenciais, acho que a pandemia nos fez voltar a questões que antes não dávamos a devida atenção, são questões como solidariedade, afeto, até mesmo um simples abraço tiveram todo um ressignificado em minha vida, por isso comecei a compartilhar esse sonho, primeiro com minha esposa, minha família, amigos, daí tudo foi crescendo e o sonho passou a ser o sonho de outras pessoas também, até se tornar realidade” – relata Pedro do livro.
Serviço:
Biblioteca Casa Amarela.
Horário: 10h às 14h.
Endereço: Rua Padre Mário Versé, nº 11 – Praça Nazaré – Anchieta, RJ.
Classificação: livre.
Por: Clilton Paz.
Fonte: Alexandre Aquino.
Foto: Carol Gerolimich.


Comentários