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O segredo do emagrecimento

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Texto elaborado e escrito pelo nutricionista Vinicius Oliveira

Imagem fonte: particular Vinicius Oliveira

Excesso de peso e gordura corporal, além de ser fator de risco para diversas doenças, prejudica o desempenho físico causando fadiga, cansaço entre outros. Esses fatores descritos, são bons motivos para as pessoas começarem a mudar seus hábitos em busca de uma vida saudável (Guedes e Guedes 1994; Guedes, 2004).
Quando é falado de vida saudável, devemos destacar que é a relação da forma como você sintoniza com seu corpo, por exemplo:
– Satisfação com seu peso e corpo
– Boas escolhas alimentares
– Sono adequado

Na crença popular, emagrecer é passar fome, ficar sem comer por horas, cortar tudo da alimentação, até mesmo comer alimentos que você não goste achando que isso trará algum resultado, não é bem assim. Emagrecimento não é da noite para o dia, é um processo e cada pessoa tem um metabolismo diferente, consequentemente gerando um resultado diferente. Diferentemente do que se pensa emagrecimento eficiente não está relacionado com restrição alimentar, e sim com avaliação da qualidade alimentar, frequência de consumo, adesão ao plano alimentar destacando que a quantidade é importante, porém como vocês podem ver não é o único fator responsável pela mudança corporal.
Entretanto, dieta e exercício físico andam lado a lado. Segundo o Ministério da Saúde, a prática regular de atividade física auxilia na prevenção de doenças, por exemplo, doenças cardiovasculares, diabetes, diversos tipos de câncer etc. Ainda segundo o Ministério da Saúde, praticar uma média de 20 minutos de atividade física por dia, ajuda na manutenção do peso. O que importa mesmo é a intensidade colocada no exercício durante esse período, seja para emagrecer ou hipertrofiar (aumentar massa muscular), por isso sempre o auxílio de um profissional.
Procurar a orientação do nutricionista e do profissional de educação é o caminho para alcançar o emagrecimento, tendo em vista que esses serviços são extremamente eficazes nas mudanças corporais, não existem atalhos para acelerar o processo.

No final de contas, o binômio treinamento x alimento está relacionado com felicidade e satisfação, sendo o responsável pelo resultado.

Profissional de Educação Física Quezia Querim
CREF: 049210-G/RJ
Pós-graduanda em performance, lesões e reabilitação
Instagram: personalquezia

Nutricionista Vinícius Oliveira
CRN4: 16100128
Pós-graduado em nutrição esportiva, nutrição clínica e fitoterapia
Instagram: vinioliveira_performance

Referências bibliográficas:
CAPRA, D.; TARTARO, L.G.; MAGALHÃES, R.A.; MARTELLI, A. Influência do treinamento de forças em programas de emagrecimento. Arch Health Invest (2016) 5(1): 1-7
GUDES, D.P.; GUEDES, J.E.R.P. Controle do peso corporal Londrina, PR: Midiograf, 1998.
GUEDES, D.P.Jr. Musculação: estética e saúde feminina. São Paulo:Phorte Ed., 2003.

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