22 C
Rio de Janeiro
sábado, junho 15, 2024
CasaBem-EstarUm pequeno gesto de valor inestimável

Um pequeno gesto de valor inestimável

Data:

Notícias relacionadas

Drogaria Venâncio promove semana da saúde

Em celebração ao Dia Mundial da Imunização (9/6), a...

Dia do Meio Ambiente: impacto do lixo urbano na fauna e flora

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5...

Shopping Grande Rio será ponto de vacinação contra a gripe na Baixada Fluminense

O Shopping Grande Rio será ponto de vacinação contra...

Saúde mental no trabalho: compreendendo e enfrentando o Burnout

BrunApós o Dia do Trabalhador, é importante que a...
spot_imgspot_img

Abraçar é um exercício fraterno que nos permite demonstrar amor

Abraçar é uma poderosa ferramenta não verbal que comunica nossos sentimentos. Todos nós queremos ou buscamos nos sentir compreendidos, protegidos e confortados, e o abraço pode nos proporcionar isso e muito mais. Hoje dia 22 de Maio, comemoramos o dia do Abraço, este gesto tão simples e que vale muito.

Ele é uma demonstração de carinho, afeto ou amizade que está presente em todas as culturas. Normalmente, o abraço pressupõe alguma intimidade, mas algumas culturas são mais “abraçadeiras” do que outras e o Brasil com certeza esta entre elas.

A data surgiu a partir da iniciativa do australiano Juan Mann que criou a campanha Free Hugs Campaign, em 2004, com o simples objetivo de distribuir abraços “gratuitos” pelas ruas de Sydney. A ideia se espalhou pelo mundo e virou uma terapia contra depressão, ansiedade e gesto de carinho com o semelhante.

Ediane Ribeiro- Psicóloga

 

Neste período pós pandêmico, onde o abraço e quaisquer contato físico era proibido sentimos uma necessidade imensa em externar a falta que nos fez estar abraçando um familiar ou amigo.

O Portal RJ4 conversou com a Psicóloga Ediane Ribeiro, especialista em traumas, e ela nos explicou essa relação de necessidade do abraço com as pessoas.

“Que um bom abraço nos traz uma sensação de conforto não é novidade, basta lembrarmos daquele quentinho que dá no coração quando estamos nos braços de quem nós gostamos. Quanto mais avançamos nos estudos descobrimos que não é somente uma sensação agradável. O contato é muito importante para o desenvolvimento cognitivo, emocional, físico e social. O ser humano precisa do contato com seus pares desde o nascimento. Ao nascer o tato é o primeiro sentido desenvolvido e isso se vincula ao crescimento, ao desenvolvimento psicologico.” – explica Ediane.

Na nossa pele existem receptores que captam mudanças de temperatura ,carícias, corte, e essas informações são encaminhadas ao cérebro que interpreta que tipo de estimulo é e da uma forma de resposta. E o abraço é uma dessas respostas.

O abraço gera Ocitocina, o conhecido hormônio do bem-estar ou do amor. É um hormônio associado a muitos benefícios para o organismo como redução dos níveis de stress, melhora do funcionamento do sistema imunológico, diminui crises de ansiedade, atua positivamente para findar casos de depressão, então a produção dele nos torna mais saudável.

Ediane nos conta que o abraço também tem função social:

“Em situações desafiadoras, impactantes, traumáticas em que as palavras faltam e nossa comunicação acaba sendo corporal. O abraço indica acolhimento, vinculo, ajuda a reduzir a sensação de solidão e nos faz nos sentir mais conectados um aos outros. Abraços são sim necessários.”

Não importa o que esta passando, nem onde esta. Use e abuse dessa ferramenta gratuita e cheia de luz que é o abraço.

Sintam-se abraçados

Comentários

Cristiane Braga
Cristiane Braga
Coordenadora da Redação do Portal RJ4,Jornalista ,Produtora de Eventos,Tv e Rádio, Cris é uma carioca apaixonada pela profissão e pelo Carnaval. Atua no setor desde 1994, quando tinha apenas 15 anos e descobriu sua vocação. Formada desde 2001 pela UGF como Bacharel em Comunicação Social. Além dos afazeres jornalísticos, ela é Manager da Cris Mattos Assessoria de Comunicação

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img