26 C
Rio de Janeiro
terça-feira, fevereiro 27, 2024
CasaEditoriasCultura / ArtesNeste domingo, Dia das Mães, é aniversário de 14 anos da Feira...

Neste domingo, Dia das Mães, é aniversário de 14 anos da Feira das Yabás que faz homenagem à Dona Ivone Lara

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Roda de Marquinhos de Oswaldo Cruz recebe o cantor André Lara, neto de Dona Ivone, as cantoras Marina Iris, Fabíola do grupo Awurê e a matriarca Tia Surica.

 

Hoje, patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro, a Feira das Yabás completa 14 anos neste mês de maio. Uma cena cultural criada pelo sambista Marquinhos de Oswaldo Cruz, que também buscou reinventar a viagem diária de Paulo Portela – transformada no Trem do Samba – e idealizou a tradicional Feijoada da Família Portelense, junto à Velha Guarda da Portela.

Sempre vislumbrando novas formas de difundir sua arte, Marquinhos, dessa vez, recria, na Praça Paulo da Portela, os quintais das grandes matriarcas do samba, as Yabás, que alimentavam os sambistas que encantavam seus quintais com versos de samba. Hoje, na realidade, a Feira das Yabás é uma das rodas de samba mais tradicionais do país, que conseguiu extrair daquele território sagrado a magia centenária do samba, sem esquecer, é claro, de toda culinária que permeia essa história.

Nesta edição, que se comemora o Dia das Mães, faremos homenagem à primeira convidada da Feira das Yabás: Dona Ivone Lara, a “Primeira Dama do Samba”, que traz em sua essência o significado de ser uma Yabá.

O evento acontece neste domingo (8), a partir das 13h, na Praça da Portela, em Oswaldo Cruz, e terá como convidados da Roda de Samba de Marquinhos de Oswaldo Cruz o cantor André Lara – neto de Dona Ivone, as cantoras Marina Íris, Fabiola do grupo Awurê e a matriarca Tia Surica que encantarão com obra magnífica de Dona Ivone Lara.

Serviço:

 

Quando: Domingo, 8 de maio de 2022. Aniversário de 14 anos da Feira das Yabás. Homenagem a Dona Ivone Lara e ao Dia das Mães.

Hora: a partir das 13h.

Local: Praça Paulo da Portela – Estrada do Portela – Oswaldo Cruz.

Evento gratuito.

Mais informações: 21 – 97036-4543.

Classificação: Livre.

 

Por: Clilton Paz.

Fonte: Enildo do Rosário.

Fotos: Divulgação.

 

Comentários

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img