26 C
Rio de Janeiro
sábado, maio 18, 2024
CasaRegião MetropolitanaNiteróiPrefeito de Niterói vistoria obras do calçadão da Praia de Piratininga

Prefeito de Niterói vistoria obras do calçadão da Praia de Piratininga

Data:

Notícias relacionadas

‘Nilópolis abraça o Rio Grande do Sul’

Nilópolis abraça o Rio Grande do Sul'. Este é...

Dia das Mães: Shoppings da ALLOS promovem ações de ‘compre e ganhe’

Mais do que uma data especial no calendário, o...

Niterói ganha posto do projeto social Brasil Sem Alergia

Na próxima sexta, dia 12, o projeto social Brasil...

Prefeitura do Rio reinaugura o Teleférico da Providência

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, reinaugurou, neste domingo...
spot_imgspot_img

No local, está sendo construída uma contenção e também será realizado paisagismo, construído um posto salva-vidas e reposição do estoque de areia

As obras de estabilização e recuperação do calçadão de Piratininga seguem avançando. As intervenções trarão uma solução para proteger o local das fortes ressacas que ocasionaram a diminuição da faixa de areia. O trabalho acontece no trecho entre as ruas Jornalista Umbelino Silva e João Gomes da Silva. O prefeito de Niterói, Axel Grael, vistoriou as obras na manhã desta quinta-feira (28).

Nesta área, está sendo construída uma contenção com cortina atirantada e estacas hélices. A obra tem investimento de R$ 7,8 milhões. Também será realizado um trabalho de paisagismo e construído mais um posto salva-vidas. Acompanhado do secretário municipal de Obras, Vicente Temperini, e do presidente da Emusa, Paulo Cesar Carrera, o prefeito conversou com moradores e comerciantes do bairro sobre o andamento das intervenções.

“Este era um problema antigo que ocorria neste trecho em função das ressacas. A obra, que era muito esperada por moradores e comerciantes da orla, está avançando conforme o cronograma previsto e trará muitos benefícios. As intervenções trarão uma solução para proteger o calçadão das fortes ressacas que ocasionaram a diminuição da faixa de areia, através da tecnologia inovadora de contenção com cortina atirantada e estacas hélice”, enfatiza o prefeito.

Morador de Piratininga e proprietário de um dos quiosques mais antigos da orla, Jorge Ximenes lembra que esta intervenção é uma antiga reivindicação de moradores e comerciantes do bairro.

“Estamos acompanhando de perto a obra e estamos vendo que o trabalho está sendo feito de forma correta. Como morador e comerciante do bairro há 37 anos, estou satisfeito e aliviado. Esta é uma obra muito necessária para esta área”, diz Ximenes

A Coordenação do Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável) explica que realizou estudos relacionados à dinâmica costeira, com ênfase na solução estrutural, para conter os fenômenos que causam a erosão da praia e frequentes eventos de desabamento do calçadão durante as ressacas. De acordo com a equipe do PRO Sustentável, os estudos apontaram que a melhor decisão técnica e econômica seria a implantação da reposição do estoque de areia na Praia de Piratininga e um muro de contenção até que se recupere toda a faixa de areia.

A recuperação do estoque de areia da Praia de Piratininga será realizada após as obras de recuperação do muro. A Coordenação do PRO Sustentável ressalta que essa areia será disposta ao longo da praia de Piratininga. Atualmente, está em fase de elaboração o Termo de Referência para contratação do projeto executivo e do Plano Básico Ambiental. Nas áreas do calçadão que serão recuperadas, o projeto prevê também o serviço de paisagismo e requalificação urbanística, com canteiros e pergolado, além de espaços livres com gramados. Haverá, ainda, a construção de mais um posto salva-vidas com dois pavimentos.

Comentários

Renan Xavier
Renan Xavier
Jornalista, Colunista deste portal, produtor de Rádio e TV e produtor e coordenador de produções na Real Mídia Produtora. Apresentador no Sistema Real de Rádios: Rádio Play, Rádio Mirandela Fm, Rádio Preferida FM, e outras rádio filiais, afiliadas e parceiras na rede. Técnico em TI, audio/ som e sites.

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img