21.5 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, junho 20, 2024
CasaEditoriasSaúdeBenefícios do consumo das fibras alimentares

Benefícios do consumo das fibras alimentares

Data:

Notícias relacionadas

Clínica de Medicina Veterinária inaugura no Flamengo

Nesta quinta-feira (20), às 10h, a UNINASSAU Rio de...

Consultas virtuais ajudam no controle de sintomas da enxaqueca

A enxaqueca é uma doença neurológica, caracterizada pela hiperexcitabilidade...

Carioca Shopping promove campanha de doação de sangue no dia 19 de junho

  O Carioca Shopping realizará mais uma iniciativa em prol...
spot_imgspot_img

Benefícios do consumo das fibras alimentares

Texto eleborado e escrito pelo nutricionista Vinicius Oliveira

Imagem fonte:https://boomi.com.br

As fibras podem ser definidas como partes comestíveis de alimentos como vegetais, frutas, legumes, leguminosas que são resistentes ao processo de digestão, mas que servem de alimento para as bactérias intestinais e promovem benefícios ao nosso organismo. Em questão as fibras são consumidas, porém não sofrem digestão.
Podem ser classificadas em solúveis e insolúveis. O consumo regular das fibras insolúveis é associado à melhoria do trânsito intestinal, contribuindo para controle da obstipação e de doenças relacionadas à constipação, como as temidas hemorroidas. Já as fibras solúveis, devido a sua capacidade de absorver água e formar gel auxilia na melhora dos níveis de colesterol, glicose e contribui para microbiota intestinal. As recomendações de consumo de fibras são em torno de 20 a 35 gramas de fibras para indivíduos adultos.
Entretanto é importante destacar que os benefícios do consumo de fibra alimentar ocorrem pelo consumo equilibrado dos dois tipos de fibras (solúvel e insolúvel), não existindo uma ser “melhor” que a outra.
Essas fibras como não são digeridas pelas enzimas do nosso organismo são fermentadas pelas bactérias presentes em nosso intestino e formam substratos importantes como o butirato, propionato e ácidos graxos de cadeia curta que nutrem as células que revestem o intestino. Os ácidos graxos de cadeia curta são fundamentais para as células do sistema imunológico. Quando há um desequilíbrio entre as bactérias, isso é chamado de disbiose e está associado aos desequilíbrios na barreira intestinal, o que permite a permeabilidade de bactérias que podem impactar negativamente em nossa saúde. Devido a esse motivo, o consumo regular de fibras no dia a dia é tão importante.

Nutricionista Vinícius Oliveira
CRN4: 16100128
Pós-graduado em nutrição esportiva e nutrição clínica
Instagram: vinioliveira_performance

Comentários

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img