24 C
Rio de Janeiro
terça-feira, julho 23, 2024
CasaCultura / ArtesCarnavalHistorias de Carnaval: Dos Bastidores da Intendente para o mundo da folia

Historias de Carnaval: Dos Bastidores da Intendente para o mundo da folia

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Gilvan Rosa é uma das figuras mais conhecidas e alegres do Carnaval. Difícil falar de Intendente Magalhães sem citá-lo.

Diretor, Julgador, Intérprete, Compositor, Rítmista, Harmonia, Mestre de Bateria, são tantas as facetas deste rico personagem do Carnaval do povão .  Nascido Gilvan Rosa Oliveira, ele é um dos mais antigos em atividade nos desfiles da Intendente Magalhães.

Desde os sete anos de idade ele desfila. Estreou na ala das crianças da Tupi de Bras de Pina, onde sua mãe também desfilava como Baiana. Foi de diversos segmentos na escola. De Rítmista á Mestre de Bateria, ganhando ai o apelido que até hoje é chamado ” Mestre Gilvan”.

Ele fez parte de diversas agremiações como Novo Horizonte, Académicos de Vigário Geral, Unidos de Lucas, Sorriso de Criança, e Salgueiro. Há décadas, ele é o responsável geral pelo carnaval de um dos mais simpáticos Blocos de Enredo do Rio de Janeiro, o Oba Oba do Recreio.

Gilvan tem muitas histórias inusitadas no seu baú de memórias, mas uma delas o emociona:

” Quando a Tupi ensaiava embaixo do Viaduto da Lobo Jr fui empurrando três carros alegóricos dali até a Marquês de Sapucai para o desfile do acesso. Foi muito árduo e emocionante. Eu era o Mestre de Bateria nem era para estar ali empurrando carro.

Em um dado momento ja vindo na pista lateral da Av. Brasil o ónibus com a bateria e as fantasias passa pela gente. O povo aplaudiu, porque meus componentes desceram e ajudaram a trazer os carros.”

 

Durante a pandemia Gilvan diz que foi a pior época que viveu. Ele so pensava nos aderecista, ferreiros e pessoal do barracão que não tinham como trabalhar.

” Eu sei o que todos profissionais sentiram porque pra mim é como é pra eles, o Carnaval é tudo.” –  nos conta ele.

Passada essa má fase, ele respira aliviado e esta animado e mais uma vez a frente do Oba Oba com o enredo ” Quatro Estações”. Gilvan também desfilará na Império Ricardense

Como Compositor na Académicos do Salgueiro

 

Nosso Mestre Gilvan é aquele exemplo de trabalhador formiguinha. Ele não para. Faz de tudo numa escola.

É o que acorda mais cedo para ir ajudar no barracão ou ateliê, o que cola adereços, monta fantasias, que coordena ensaios e eventos, é também o que compõe samba, canta, toca e ainda tem fôlego para gerir uma equipe. Literalmente ele joga nas onze. É um coringa para qualquer agremiação que o contrate. Uma das figuras mais competentes e raras que achamos no mundo de momo.

Mestre Gilvan a folia te aplaude e agradece todo seu amor e comprometimento com a nossa cultura.

 

 

Comentários

Cristiane Braga
Cristiane Braga
Coordenadora da Redação do Portal RJ4,Jornalista ,Produtora de Eventos,Tv e Rádio, Cris é uma carioca apaixonada pela profissão e pelo Carnaval. Atua no setor desde 1994, quando tinha apenas 15 anos e descobriu sua vocação. Formada desde 2001 pela UGF como Bacharel em Comunicação Social. Além dos afazeres jornalísticos, ela é Manager da Cris Mattos Assessoria de Comunicação

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img