24.3 C
Rio de Janeiro
sábado, junho 15, 2024
CasaEditoriasCultura / ArtesRede de hotéis internacional engajada com a cultura popular brasileira

Rede de hotéis internacional engajada com a cultura popular brasileira

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Unidade Rio de Janeiro Copacabana Forte, da rede francesa B&B HOTELS, recebe exposição/galeria Iemanjá Vibes.

 

Não é só o máximo de conforto e uma experiência pelo melhor preço que a rede francesa B&B HOTELS oferece. A proposta também inclui a valorização de artistas e artesãos de todos os cantos do Brasil. Pensando nisso, a marca que ao final de 2021, inaugurou o sexto hotel B&B RJ Norte, na Zona Norte do Rio de Janeiro, receberá em outro hotel da rede a exposição Iemanjá Vibes.

Trata-se de uma coleção de objetos de decoração, esculturas e pinturas que são o resultado de um garimpo de peças “nascidas e criadas” em localidades, como Mato Grosso, Pernambuco, Acre, Amazônia, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O acervo, montado na Zona Sul do Rio de Janeiro, no hotel B&B RJ Copacabana Forte, da rede francesa B&B HOTELS, foi, especialmente, escolhido para valorizar a cultura popular brasileira. Este será o principal atrativo nos três meses de duração do projeto, com inauguração marcada para 2 de Fevereiro, dia de Iemanjá.

Destino certo para quem deseja descobrir mais da cultura popular desse país gigante e cheio de criatividade, a Iemanjá Vibes envolve o que é feito à mão e que tem muita história para contar. São técnicas ancestrais de artesanato transmitidas de geração em geração, que permanecem vivas até hoje.

De Minas Gerais, vieram peças criadas a partir da madeira e de pedra sabão, assinadas por mestres como Jango e Expedito Jonas. De Pernambuco, cestarias criadas pelo mestre Lourenço, inspiradas nas redes que o pai costumava jogar no mar para o sustento da família e as asas de anjos esculpidas, divinamente, pelo mestre Nicola.

Entram também redes que levam meses para ser bordadas com capricho de alta costura por artesãs do Mato Grosso. E, ainda, trabalhos figurativos que despertam amores à primeira vista, como os pavões de António Damásio e as esculturas da Vincentina, e Juliana Julião.

Além dos objetos, estarão expostos na galeria Iemanjá Vibes as pinturas de seis artistas plásticos que têm nas cores e nas paisagens brasileiras, fonte de inspiração de suas pinturas. Todas as peças foram selecionadas pela curadoria da Iemanjá Vibes, em parceria com a designer Karina Vargas e a jornalista Chris Campos, que assinam a cenografia do espaço, contando ainda com a parceria exclusiva da artista plástica e galerista Dila Vidal, que já tinha contribuído com a decoração interna do hotel B&B RJ Copacabana Forte.

Serviço:

 

Iemanjá Vibes.

Local: Hotel B&B RJ Copacabana Forte – Espaço Desembargador Aloysio Maria Teixeira / Lobby.

Rua Francisco Otaviano, 38, Copacabana, Rio de Janeiro/RJ.

De 02/02/2022 a Maio de 2022.

Entrada: gratuita.

 

Por: Clilton Paz.

Fonte: Vitor Minateli.

Fotos: Divulgação.

Comentários

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img