30.2 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, fevereiro 22, 2024
CasaEditoriasCultura / ArtesMelinda Garcia estende exposição Imortal: Arte, Alma e Futuro para homenagear o...

Melinda Garcia estende exposição Imortal: Arte, Alma e Futuro para homenagear o Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Pinturas abstratas e esculturas que tratam da imortalidade da arte podem ser visitadas até o dia 05 de fevereiro no Centro Cultural Correios RJ.

 

A artista plástica Melinda Garcia estende a exposição “Imortal: Arte, Alma e Futuro” até o dia 05 de fevereiro para homenagear o Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 que, assim como Melinda, trouxe modernas tendências das artes plásticas, com formas que chocaram os apreciadores de uma arte mais comportada. Era um novo momento de vanguarda que se iniciava e que influenciou diversos artistas ao longo do século, em todas as artes.

Com curadoria de Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez, no Centro Cultural Correios RJ, a exposição apresenta 45 peças, entre pinturas e esculturas, abstratas, de diversas épocas, mostrando a imortalidade da alma e da arte, em uma profusão de cores e materiais, que encantam o observador, fazendo-o participar dessa transcendência que a artista quer passar.

A artista também apresenta um outro lado criativo, através do livro ‘Holomovimento: Espelho D’Alma’, escrito para mostrar a importância do movimento transcendente do profano ao sagrado, motivo pelo qual tem duas capas: Surrealismo e Misticismo, para que o leitor possa optar por onde começa sua viagem.

“O que caracteriza, pois, o artista é nem tanto estar inscrito numa realidade social, sendo este o destino comum de todos, artistas ou não, quanto saber e poder extrair dela alguma coisa que se encontre nela em seu estado latente, não prevista ou, em todo caso, não vista pelos outros, e que faça acessar uma realidade e seu conhecimento com sua ação. Nesse sentido, a obra de Melinda Garcia parece bem exemplar da “alma do futuro”, que é o tema desta exposição”. (Bruno Péquignot, Professor Emérito de Sociologia: Nova Sorbonne – Paris 3).

É em seu atelier no Cassino Atlântico – Espaço de Arte Melinda Garcia – que traz à vida as obras que estão expostas na Exposição “Imortal: Arte, Alma e Futuro”. Arte é Imortal porque sua essência nasce na alma, que é eterna, e o futuro chega quando essa essência se mistura entre as sensações do artista e do público. Como a Semana de 22, Melinda Garcia está sempre à frente de seu tempo e suas obras serão sempre modernas e imortais.

 

Serviço.

 

Exposição: “IMORTAL: ARTE, ALMA E FUTURO”.

Artista: MELINDA GARCIA.

Instagram: @melinda_garcia_escultora

Local: Centro Cultural Correios RJ (Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, RJ).

Abertura: 21 de outubro de 2021, às 17h.

Visitação: 22 de outubro a 05 de fevereiro de 2022.

Dias e horários: terça a sábado, das 12h às 19h.

Censura Livre.

Acesso Gratuito.

Acessibilidade: Sim.

Apoio: Centro Cultural Correios – RJ / Círculo Ítalo Brasileiro – SC / Consolato Onorario Italiano – Florianópolis/SC / Ministério das Comunicações – Governo Federal.

 

Por: Clilton Paz.

Fonte: Paula Ramagem.

Fotos: Divulgação.

Comentários

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img