22 C
Rio de Janeiro
sábado, junho 15, 2024
CasaEditoriasCultura / ArtesDuda Oliveira traz projeto 'Intervenção Urbana e Democratização da Arte' para as...

Duda Oliveira traz projeto ‘Intervenção Urbana e Democratização da Arte’ para as calçadas do Centro Cultural Correios RJ

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Esculturas de formas geométricas diversas e cores vibrantes buscam interação entre a arte e a rua.

 

O projeto “Intervenção Urbana e Democratização da Arte”, da artista plástica niteroiense, Duda Oliveira, atravessa a Baía de Guanabara e desembarca no corredor cultural do Centro do Rio de Janeiro, na Bienal Europeia e Latino Americana de Arte Contemporânea, apresentando três esculturas em metal naval – ‘Catavento’, ‘Panóptico’ e ‘Gigante’ – com formas geométricas distintas e cores vibrantes, convidando o observador a interagir com elas.

‘Panóptico’ – Duda Oliveira – foto João Oliveira

“Estou trazendo a arte para a rua porque nela encontramos pessoas despidas de convenções sociais, num mundo obcecado por valores materiais. A arte sendo usada para encantar, que não se quer vender, nem comprar. A rua e o pedestre passam a ser o observatório do artista”, diz Duda Oliveira.

Inspirada nos Parangolés de Hélio Oiticica, Duda Oliveira busca levar arte aos espaços públicos e a todas as pessoas que não se permitem entrar em espaços culturais, pois são locais que carregam estigmas de pertencerem apenas a uma elite sócio-econômico-cultural específica da sociedade. “Somente a arte tem o poder de propagar o acesso ao real e grande poder de transformação. A rua nos torna iguais, permitindo a verdadeira ordem democrática das coisas, a compreensão verdadeira e espontânea do belo”, diz a artista plástica.

Duda Oliveira com ‘Catavento’ e ‘Gigante’ ao fundo. Foto João Oliveira

Duda Oliveira leva a arte até ao observador, tornando-o um protagonista ou coadjuvante no cenário da cidade, recorrendo sempre à lembrança de que “a rua é e sempre foi um lugar de debate e diálogo”, enfatiza, “na linguagem de Foucault, a rua é o lugar de fala”.

A proposta do projeto ‘Intervenção Urbana e Democratização da Arte é provocar um diálogo entre a cidade e seu popular. As obras já estiveram no MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói, no Centro de Niterói, em Icaraí e no Espaço Cultural Correios Niterói, onde criaram uma integração entre a arte e o povo. Agora podem ser vistas nas calçadas do Centro Cultural Correios RJ.

‘Gigante’ – Duda Oliveira – foto João Oliveira

Instagram: @dudaoliveiraartista

 

Serviço:

 

‘Intervenção Urbana e Democratização da Arte’.

Artista: Duda Oliveira.

Local: Centro Cultural Correios RJ (calçadas).

Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro.

 

Por: Clilton Paz.

Fonte: Paula Ramagem.

 

 

 

 

 

 

Comentários

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img