25 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, maio 20, 2024
CasaEditoriasCultura / ArtesSesc Copacabana, no mês da consciência negra, apresenta:

Sesc Copacabana, no mês da consciência negra, apresenta:

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Mercedes Baptista: “a dama negra da dança”

 

No centenário de nascimento da artista, exposição homenageia a primeira bailarina negra do Theatro Municipal RJ e criadora da dança afro-brasileira.

 

“Mercedes Baptista: a dama negra da dança” é o nome da exposição que homenageia a primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro a integrar o Corpo de Baile. A trajetória da artista que coloriu a história do balé no Brasil será mostrada a partir de sexta-feira, 5 de novembro, no Sesc Copacabana, com curadoria do professor e pesquisador da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa Paulo Melgaço, autor da biografia “Mercedes Baptista: a criação da identidade negra na dança” (2007) e um defensor da raça negra. Uma edição atualizada será lançada ainda em 2021. A exposição faz parte de uma série de atividades que vai homenagear um dos maiores símbolos da luta antirracista no Brasil.

Foto Acervo Mercedes Baptista.

“Este ano estamos comemorando o centenário de Mercedes Baptista. Celebrar a vida e obra de Mercedes é celebrar a luta antirracista na dança, no ballet clássico e no Theatro Municipal. A exposição vai mostrar para as novas gerações a caminhada da menina pobre, da menina negra, que sonhou um dia em ser artista e venceu muitos obstáculos para isso. Ela foi a primeira negra a ingressar no corpo de baile do Theatro Municipal e que contribuiu de maneira ímpar na cultura afro-brasileira sendo criadora da dança afro- brasileira. Mercedes deixa um legado imenso para todos os brasileiros” – ressalta o curador Paulo Melgaço. A exposição apresentará seis módulos que contarão sobre a vida, obra e a contribuição de Mercedes Baptista para a dança brasileira e o fortalecimento da identidade negra no Brasil.

Uma curiosidade: no dia de seu falecimento, 18 de agosto, é comemorado, em Porto Alegre e em outras cidades brasileiras, o “Dia Municipal da Dança afro-brasileira”. E existe um projeto de lei para que isso aconteça no Rio de Janeiro.

 

Serviço.

 

Exposição Mercedes Baptista: a dama negra da dança.

Endereço: Galeria do SESC Copacabana (Rua Domingos Ferreira, 160).

Período: 05 de novembro a 30 de dezembro.

Horário: 10h às 19h – terça a domingo.

Realização: SESC Copacabana.

Entrada franca.

Classificação: Livre.

 

Por: Clilton Paz.

Fonte: Claudia Tisato.

 

 

Comentários

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img