25 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, maio 20, 2024
CasaEditoriasSaúdeNovembro Azul

Novembro Azul

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Câncer de próstata mata um brasileiro a cada 38 minutos.

 

Mesmo assim, homens não fazem o exame preventivo, reforçando importância do Novembro Azul.

 

Um homem morre a cada 38 minutos no Brasil, por causa do câncer de próstata, que representa nada menos que 30% dos casos de câncer em homens – só perde para o de pele. Mesmo com esses números assustadores, do Instituto Nacional do Câncer (Inca), homens continuam evitando ao máximo fazer o exame preventivo, fundamental para o diagnóstico precoce. O que só reforça a importância de campanhas como o Novembro Azul.

Foto – Divulgação.

“É uma mistura de dois fatores. Primeiro, os homens já não costumam mesmo ir ao médico, em qualquer situação. É uma questão cultural, difícil de mudar. No caso do câncer de próstata, a situação piora, já que entram na equação o preconceito e o machismo”, explica o urologista José Alexandre Araújo.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, com cerca de 20 gramas, que cresce e se modifica a partir dos 40 anos de idade em todos os homens. Na fase inicial da doença, não existem sintomas aparentes. Somente a realização do exame periódico permite um diagnóstico precoce. Após o crescimento do tumor, os sinais e sintomas podem começar a aparecer, como sangramento na urina, vontade de urinar com frequência e dificuldades para urinar.

“Por isso é fundamental o exame preventivo periódico. Pesquisas revelam que as chances de cura chegam a 90% quando a doença é diagnosticada no início”, alerta o Dr. José Alexandre Araújo.

 

Por: Clilton Paz.

Fonte: Roberta Ferpin.

Comentários

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img