30.2 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, fevereiro 22, 2024
CasaEditoriasEducaçãoO LIVRO DAS CAPITAIS

O LIVRO DAS CAPITAIS

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Videolivro interativo em forma de plataforma divertida e inteligente criada pela escritora e atriz Gisela de Castro, da Zucca Produções, ganha quatro indicações no festival Rio WebFest 2021.

 

Geografia, poesia e música estão juntas em mais uma iniciativa da Zucca Produções: a plataforma O LIVRO DAS CAPITAIS, que foi lançado no dia 12 de outubro, Dia das Crianças, já com quatro indicações no festival Rio WebFest 2021. O projeto é resultado do mestrado profissional da escritora e atriz Gisela de Castro, dentro do Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas (PPGMC) da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). A plataforma é um desdobramento do livro-quebra-cabeça UM VOO SOBRE AS CAPITAIS BRASILEIRAS, escrito pela própria Gisela, produzido pela Zucca Produções e lançado pela editora Zucca Books, em 2019.

Foto: Divulgação.

O LIVRO DAS CAPITAIS é um videolivro interativo em forma de plataforma multimídia on-line, composta por conteúdos interativos e vídeos com contação das histórias do livro UM VOO SOBRE AS CAPITAIS BRASILEIRAS, narradas pela multiartista Gisela de Castro, com tradução em libras (Língua Brasileira de Sinais). O projeto propõe o uso de novas mídias e tecnologias digitais para a difusão e promoção da cultura brasileira, com abordagem por diversas áreas do conhecimento, de geografia a literatura, passando por música, design, artes visuais, audiovisual e jogos. Todo o conteúdo registrado, desenvolvido, reunido e disponibilizado no site é de acesso gratuito e livre.

O videolivro on-line recebeu 4 indicações no festival internacional Rio WebFest 2021, nas seguintes categorias: Melhor Série Educacional; Melhor Performance (Não Ficção); Melhor Ideia Original; Melhor Série Brasileira; além de estar concorrendo ao voto popular no site do festival (https://riowebfest.net/pt-br/voto-popular/).

A plataforma é um desdobramento da proposta “UM VOO SOBRE AS CAPITAIS BRASILEIRAS – MANUTENÇÃO (2ª edição, oficinas e vídeos)”, contemplado pelo edital Retomada Cultural RJ 2020 e que, desta forma, contou com o patrocínio do Governo Federal, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, via Lei Aldir Blanc. O megaprojeto – envolvendo a segunda edição do livro, oficinas e vídeos, além da plataforma – é da Zucca Produções, empresa com 18 anos de estrada na área artística e cultural.

A autora está radiante! “O projeto foi uma grande surpresa! Ele nasceu do livro UM VOO SOBRE AS CAPITAIS BRASILEIRAS, que lancei em 2019. Quando vi que existia pouco material audiovisual com acessibilidade para surdos, tive a ideia de transformá-lo numa plataforma interativa e o site acabou virando um videolivro! Atualmente, temos muitos audiolivros disponíveis no mercado, que atendem a um público deficiente visual, mas há pouco material como esse para o público surdo. Então, achei que seria uma oportunidade para lançar a plataforma dessa maneira, ajudando os estudantes a entenderem a cartografia brasileira de forma lúdica. O projeto ainda está sendo desenvolvido para uma outra via, com interatividade sensível para ajudar estudantes com dislexia a melhorarem seus processos de leitura. O livro com interações sensitivas está em desenvolvimento, por meio de pesquisas com a equipe do professor Joel Santos”, empolga-se Gisela.

Foto: Divulgação.

Todas as atividades do projeto tiveram como origem o livro de Gisela de Castro, selecionado para fazer parte dos Catálogos de Bolonha e AEILIJ (2020), tendo recebido Menção Honrosa na categoria Literatura Juvenil, no Concurso Internacional de Literatura 2019, da União Brasileira de Escritores do RJ e foi finalista do Prêmio Jabuti 2020, na categoria juvenil.

 

Por: Clilton Paz.

Fonte: Sheila Gomes.

 

 

 

 

Comentários

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img