21 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, julho 15, 2024
CasaEditoriasEntretenimentoFeira das Yabás com edição online

Feira das Yabás com edição online

Data:

Notícias relacionadas

Cinema de graça hoje em Queimados

Hoje,7 de julho, é dia de mais uma sessão...

Drogaria Venâncio oferece mais de 160 vagas de trabalho

9A Drogaria Venancio está em busca de novos funcionários...

Abraãozinho lança as obras da Clínica Veterinária Municipal, no bairro Frigorífico

O prefeito de Nilópolis, Abraãozinho, lançou nesta sexta-feira (5/7)...
spot_imgspot_img

Apresentado por Marquinhos de Oswaldo Cruz e realizado pela FUNARJ, evento terá como convidados Tia Surica, Dudu Nobre, Leci Brandão, Quinho do Salgueiro e Bico Doce da Mangueira  

Esse ano a tradicional Feira das Yabás acontece on-line, com transmissão no canal da FUNARJ, no YouTube e pelo canal da Feira das Yabás, ao vivo, diretamente da Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema. Posteriormente, a live ficará disponível no canal do YouTube da FUNARJ, com exclusividade, durante seis meses.

 

Será neste domingo, 22/8, a partir de 14h. Marquinhos de Oswaldo Cruz terá como convidados Tia Surica, Dudu Nobre, Leci Brandão, Quinho do Salgueiro e Bico Doce da Mangueira, com realização da FUNARJ.

Evento gratuito, a Feira das Yabás acontece há 13 anos, no bairro de Oswaldo Cruz, contíguo à Madureira, de destacada relevância para a preservação da cultura afro-brasileira, declarada patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro em 2018.

Vem reunindo, desde sua criação, milhares de pessoas, com o objetivo de prestar homenagem às influências africanas na região, tanto na música quanto na gastronomia, e às Tias de Madureira, verdadeiras Yabás, que acolhem e alimentam a população local. Ao mesmo tempo em que este projeto destaca o protagonismo do matriarcado na região da grande Madureira, faz homenagem às divindades das religiões afro-brasileiras e busca reverenciar a força, a maternidade e o poder feminino, contribuindo para o fortalecimento da memória coletiva e afetiva da região.

Grande parte das tradições do Samba foi transmitida nos quintais, nos terreiros religiosos, ou na casa das tias. Hoje, o maior símbolo dessa tradição é a Feira das Yabás. O encontro criado e comandado pelo sambista Marquinhos de Oswaldo Cruz é uma espécie de junção de todos os quintais dos subúrbios na Praça Paulo da Portela, na Grande Madureira.

Nesse dia 22/08, Marquinho fará uma live relembrando a Feira das Yabás e aproveitará para fazer uma pequena homenagem ao quintal que mais o inspirou, o do poeta portelense Manaceia, que no dia 24 de agosto faria 100 anos.

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img