24 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, março 4, 2024
CasaBaixadaNilópolisMorre o ex-Deputado Federal Simão Sessim

Morre o ex-Deputado Federal Simão Sessim

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Ícone maior da politica Nilopolitana no país, Simão lutou dois meses internado contra um câncer e , na manhã desta segunda não resistiu

As vésperas de completar mais um ano de sua emancipação, a cidade de Nilópolis amanhece com a triste notícia da partida de um de seus mais emblemáticos políticos. Simão Sessim foi o representante da Baixada em Brasília por 40 anos. O ex-parlamentar perdeu a luta contra um tumor no cérebro e, teve seu quadro piorado após contrair Covid-19. Ele estava internado há dois meses em um hospital da zona sul do Rio.

 

Nascido em 8 de dezembro de 1935, Simão Sessim era advogado formado pela Universidade Gama Filho, professor e um dos políticos mais queridos do Estado. Recentemente, ele teve um cargo de confiança no governo Witzel, ajudando na disponibilização de verbas para educação e saúde da região da Baixada Fluminense.

Simão Sessim e Farid – Arquivo Pref. Nilopolis

Figura ilustre de Nilópolis, ele era muito amado pela comunidade da Beija Flor, escola que fazia questão de desfilar e apoiar os projetos desde o ínicio ao lados dos seus primos Anísio Abrão David e Farid Abrão ( falecido em 2020, também em decorrência da Covid).

Sua trajetória politica se iniciou como Secretário Municipal de Educação em 1969 e chefe de gabinete da prefeitura de Nilópolis. Foi procurador-geral  e assessorou a presidência da Fundação para o Desenvolvimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (FUNDREN) no governo Faria Lima.

Membro da UDN antes do Regime Militar de 1964 foi eleito prefeito de Nilópolis em 1972 pela ARENA e nesta legenda foi eleito deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro , pela primeira vez em 1978, sendo reeleito pelo PDS em 1972.

Seus maiores feitos na politica foram:

  • Partícipação na Assembléia Constituinte que elaborou a Constituição de 1988;
  • Votou pelo impeachment do Presidente Fernando Collor de Mello em 29 de setembro de 1992;
  •  Em 17 de abril de 2016, votou pelo impeachmen da presidente Dilma Rousseff;
  • Em abril de 2017 foi favorável à Reforma Trabalhista;
  • Em Nilópolis, foi um dos responsáveis pela vinda da primeira escola Federal de Química do Município.

O Prefeito Abrãozinho David, de Nilópolis, decretou Luto Ofcial por 3 dias no município.

O enterro de Simão Sessim será hoje, 16 de agosto, ás 14hs no Cemitério de Ricardo de Albuquerque, no mausoléu da família.

Comentários

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img