26 C
Rio de Janeiro
sábado, maio 18, 2024
CasaEditoriasCultura / ArtesSexta-feira 13 de Agosto: Azar ou Sorte?

Sexta-feira 13 de Agosto: Azar ou Sorte?

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Misticismo, polêmica, mitos e verdades por detrás de uma sexta-feira 13, e que caiu justamente no mês de agosto, dito como mês do azar. Será???

“Pode rogar
Praga em minha sorte
Meu santo é forte
Ninguém vai me derrubar
Sou mandingueiro, sei fazer feitiçaria
E bruxarias de todo lugar
Padre Miguel
Sua estrela minha guia
Mocidade manifesta na cidade
Os encantos da magia

Esconjuro, pé de pato
Mangalô três vezes
Sai pra lá com esse gato
Sexta-feira treze…”

Com esse trecho do antológico samba enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel de 1986, sintetizamos o misticismo da data de hoje: Sexta-Feira 13 e, de Agosto.

A sexta-feira no dia 13 de qualquer mês é considerada popularmente como um dia de azar.

O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo:

  • Os 12 meses no ano;
  • As 12 tribos de israel;
  • Os 12 apóstolos de Jesus Cristo;
  • Os 12 Deuses do Olimpo;
  • Ou os 12 signos do Zodíaco;
  • O aniversário desta repórter (12/12).

Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se, pela tradição, o mais azarado dos dias, e unindo-se a agosto então é melhor se benzer.

Os mitos sobre o número 13 são tantos que existe até uma fobia sobre ele conhecida como Triscaidecafobia, que é o medo irracional e incomum do número 13.

As superstições são milenares, vem da época de Cristo.

Em algumas culturas o 13 pode ser considerado número de sorte. Não há nenhuma evidência de que o 13 tenha sido considerado um número de azar pelas culturas antigas. Pelo contrário, muitos povos o consideravam um número sagrado. Para os egípcios, a vida era composta por 12 diferentes estágios para que o ser humano alcance o 13º, que era a vida eterna. Dessa forma, o número 13 foi assimilado com a morte, mas não com uma conotação negativa, mas como uma gloriosa transformação. Essa ligação com a morte permaneceu e foi distorcida por outras culturas que nutriam o medo da morte e não a viam como algo presente no destino de qualquer vida.

A data de hoje também é de Hécate, a Deusa Grega da Bruxaria e também o dia do Vampiro.  Simbolismos que aumentam mais o imaginário mistico de cada um.

No Brasil, a data mais emblemática das sextas 13 foi em 1968, quando o governo militar decretou o AI-5, suspendendo direitos e garantias politicas decretando estado de sítio no país, cerceando a liberdade de ir e vir e se expressar do povo.

Não passar debaixo de escadas, gato preto que dá azar, chinelo virado que mata a mãe e sexta-feiras 13 são mitos. Somos nós que transformamos nosso dia em bom ou ruins, em sorte ou azar.

Personalidade do nosso país, o ex técnico e jogador Zagallo é apaixonado pelo número 13 que para ele é de muita sorte. E para você leitor: Sorte ou Azar?

Comentários

Cristiane Braga
Cristiane Braga
Coordenadora da Redação do Portal RJ4,Jornalista ,Produtora de Eventos,Tv e Rádio, Cris é uma carioca apaixonada pela profissão e pelo Carnaval. Atua no setor desde 1994, quando tinha apenas 15 anos e descobriu sua vocação. Formada desde 2001 pela UGF como Bacharel em Comunicação Social. Além dos afazeres jornalísticos, ela é Manager da Cris Mattos Assessoria de Comunicação

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img