26.6 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, abril 24, 2024

Disputa ou conteúdo?

Publicado em:

spot_imgspot_img

O que realmente está sendo apresentado pela grande mídia? Será que os diretores estão preocupados com os números de audiência, ou com o conteúdo apresentado?

A verdade é que para este colunista, a maioria da grande mídia está preocupada com a sua audiência e não se importando muito, na verdade, com seu público.

Vemos hoje em dia, a grande mídia tentando amarrar e prender a audiência de qualquer jeito. Vou citar um exemplo… Recentemente o SBT lançou em sua grade a revista eletrônica “Vem Pra Cá”, sendo um programa voltado para toda família brasileira, que apresenta diversas pautas e informações. A partir daí, outras empresas da mídia se aproveitam da brecha que tem com a ‘fraqueza’ de um programa recém estreado e que ainda não consolidado, para apresentar pauta sensacionalista, fazendo com que o público mude de canal e deixando assim o programa com um resultado negativo na audiência.

O ruim de isso acontecer, é que alguns ditos “especialistas de mídia” dizem que por o programa não ter obtido o número de audiência que acreditavam que teria, o material ou o formato deveria ser alterados porque não são bons, ou que teve algum defeito em sua elaboração.

Há quem diga que o problema de uma baixa audiência encontra-se nos apresentadores. Isso até pode ser uma verdade, mas acredito muito que não é nada generalizado.

Recentemente o site Bastidores da TV publicou uma matéria  do jornalista Heitor Silveira com o título “Patrícia Abravanel é vítima de uma imprensa raivosa e inescrupulosa”, que em um trecho diz… “A imprensa raivosa e oportunista mente quando divulga que o programa pontuou menos com a presença de Patrícia, primeiro porque é quase impossível um programa diário registrar os mesmos idênticos números de audiência todos os dias, exibindo conteúdos diversos e lidando com uma concorrência pesada; segundo porque os índices de audiência se alteram em menos de 1 ponto para cima ou para baixo diariamente”, E é o que realmente estamos falando aqui.

Se paramos para analisar ao todo esse programa, ele mesmo apresenta muito mais pautas e conteúdos do que o próprio programa “Encontro” da TV Globo, é o que afirma também o colunista Erlan Bastos do Site Em OFF em uma matéria que escreveu com o título “OPINIÃO: ‘Vem Pra Cá’ é muito melhor que ‘Encontro com Fátima Bernardes’”, que diz em um trecho: “O programa não é perfeito, mas entre os matinais, sem dúvidas, é o melhor a ser oferecido ao público. Os apresentadores, hoje, estão bem alinhados por sinal. O programa é muito sem graça e a ausência de conteúdo é visível.”

A real é que as grandes mídias estão preocupadas com sua pontuação, e não com que apresentam. Para finalizar, ainda falando de SBT, recentemente adquiriu os direitos de algumas transmissões de futebol. Por que sempre que tem uma transmissão de futebol no SBT, a Globo tenta mudar de alguma forma a sua programação, seja mexendo no seu Jornal Nacional, ou ampliando o capítulo de sua novela?

E então? É Disputa ou conteúdo?

Comentários

Renan Xavier
Renan Xavier
Jornalista, Colunista deste portal, produtor de Rádio e TV e produtor e coordenador de produções na Real Mídia Produtora. Apresentador no Sistema Real de Rádios: Rádio Play, Rádio Mirandela Fm, Rádio Preferida FM, e outras rádio filiais, afiliadas e parceiras na rede. Técnico em TI, audio/ som e sites.

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Veja mais nas colunas

spot_img