Quem vê as pipas bailando no céu não imagina o quão nociva ela é. A Light, empresa responsável pela energia elétrica no Rio de Janeiro, alerta a população pata o perigo que ela representa no bolso da população.
De janeiro a julho de 2021, foi registrada 224 ocorrências de pipas sobre a rede elétrica, ocasionando a interrupção no fornecimento de energia a 90 mil clientes. Em 2020 foram registrados 587 casos semelhantes, com 312 mil consumidores impactados.
Interrupções de energia significa perda de dinheiro para o contribuinte, transtorno com alimentos e diversão e atraso no cronograma de trabalho, pois sem luz nada funciona.
Para mitigar os efeitos destas ocorrências, a Light realiza atividades preventivas, como a inspeção massiva na rede de alta tensão por onde passam suas Linhas de Transmissão e Distribuição, sobretudo em locais onde ocorrem festivais de pipas.
A empresa tem técnicos que diariamente retiram pipas e rabiolas agarradas. Conta também com a atuação de seus Centros de Operação que monitoram, em tempo real, o sistema elétrico.
Mediante a este panorama, a Light alerta para perigo da prática e solicita que, em caso de ocorrência, deve ser imediatamente acionada pelo Disque-Light Emergência (0800-021-0196)
Soltar pipas tem que ser apenas lazer e não prejuízo para as pessoas.
Fonte: Ascom Light
Comentários